terça-feira 23 abril 2024

Prefeitura de Sumé e Governo do Estado se articulam por mais segurança nas escolas

Uma força-tarefa para monitorar e combater ameaças ou qualquer tipo de violência em instituições de ensino foi criada no Estado da Paraíba. A ação foi divulgada essa semana pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds).

Também integram a força-tarefa, a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Nesse sentido, estão sendo feitas rondas e policiamento preventivo nas proximidades e dentro das escolas, assim como operações de repressão qualificada.

Essa semana policiais militares visitaram as escolas estadual, municipais e privadas de Sumé, conversando com diretores, alunos e professores, orientando-os sobre as medidas que devem ser tomadas a partir de agora como forma de prevenção, dentre elas:

• Manter os portões todos fechados, todo o tempo, com a presença de porteiros;
  • Exigir identificação de todas as pessoas que precisarem entrar na unidade de ensino com apresentação de documento com foto e/ou crachá;
  • Exigir uniforme/fardamento de alunos e professores e/ou crachás para o professor;
  • Observar o comportamento dos alunos e, em caso de algo estranho, comunicar imediatamente a direção que, por sua vez, em percebendo a necessidade, deverá acionar as autoridades policiais locais;

As denúncias sobre disseminação de notícias falsas, ameaças e violência nas escolas devem ser feitas pela população por meio dos números 190 e 197. Ambos os serviços são gratuitos, não precisa se identificar e funcionam 24h.

Além dessas medidas, o secretário de educação do município Bonílson Timóteo, esclarece que a equipe da Seduc está atenta aos diálogos com pais e alunos, assim como está também preparando todo um material de mídia a fim de combater, em todos os meios de comunicação, a disseminação do pânico e de fake News.

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Secretaria de Educação)

14/04/2023