terça-feira 23 abril 2024

Comissão avalia as ações da coleta seletiva no município de Sumé

A comissão formada por membros do Gabinete do Prefeito, Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Secretária de Educação, equipe dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) do município, a Organização Não Governamental (ONG) denominada Centro de Promoção e Desenvolvimento da Agroecologia e Agricultura Familiar – CPDAAF, esteve reunida com o Prefeito Éden Duarte afim de apresentarem os relatórios das últimas atividades que envolvem o processo da coleta seletiva no município de Sumé.

Inicialmente foi feita a avaliação e análise da campanha de coleta de livros e revistas sem uso para serem reciclados, que foi realizada no início deste ano nas escolas da rede municipal e privada de ensino.

Em seguida, a avaliação e análise do Projeto dos Ecopontos, distribuídos em locais estratégicos no município de Sumé para coleta de pilhas e baterias descartadas. Por enquanto os 5 Ecopontos estão distribuídos nos seguintes locais:

1. ECITE – Colégio Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz, no bairro do Pedregal;
  2. UFCG – Campus CDSA, no bairro Frei Damião;
  3. Sumé Shopping, no Centro da cidade;
  4. Secretaria de Assistência Social, no bairro da Várzea Redonda.

Logo após, a avaliação da Campanha de Coleta de Móveis inservíveis executada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, e o início da ação para o descarte correto de materiais eletrônicos diversos.

Ainda foi discutido a ampliação do Projeto da Campanha da Coleta Seletiva, que busca a separação correta dos Resíduos Sólidos, com a melhorias na infraestrutura e na operação do Aterro Sanitário, objetivando a sua transformação para Unidade de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos – UGIRSU.

Atualmente o Aterro Sanitário é administrado pela Prefeitura de Sumé e conta com a parceria da Associação dos Catadores de Lixo do município e da ONG CPDAAF. O Aterro Sanitário de Sumé é monitorado por uma equipe de pesquisadores vinculados ao Grupo de Geotecnia Ambiental da UFCG, por meio de um Acordo de Parceria entre Prefeitura de Sumé, UFCG e PaqPcPB (Fundação Parque Tecnológico da Paraíba).

Por fim, foi dado o pontapé no projeto de ampliação da logística reversa, que tem como objetivo, ampliar parcerias com os fabricantes de alguns produtos que possuem a obrigação de contribuir com a coleta de seus produtos após o fim de seu uso por parte dos consumidores.

Dúvidas e/ou informações:

83 – 9 9910 6072 – 9 9611 9792 (ODS/Sumé)

29/05/2023