terça-feira 23 abril 2024

CRIAMC completa 4 anos informando e protegendo as mulheres do Cariri

Em 04 de maio de 2019, o Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana e o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO entregavam à comunidade do Cariri o Centro de Referência Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CRIAMC. O equipamento está instalado na Rua Hugo Santa Cruz no Bairro da Várzea Redonda.

Trata-se de um serviço voltado às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, proporcionando medidas de superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e do resgate à cidadania com atendimentos e consultas psicológicas, sociais e jurídicas, além de orientações e apoio para enfrentar a violência sofrida, bem como receber medidas protetivas, caso demonstrem interesse.

O CRIAMC recebeu o nome de Maria Eliane Pereira dos Anjos, em homenagem à jovem sumeense “Eliane”, assassinada no município no dia 14 de agosto de 2014.

O dia 04 de maio também é estabelecido pelo município de Sumé como o dia de Conscientização Municipal de Combate à Violência Doméstica e Sexual Contra a Mulher, criado pela Lei Municipal n° 1.320/2019. Este dia tem como objetivo principal a promoção de atividades relacionadas ao combate à violência contra a mulher e de interesse familiar que contribuam para coibir e conscientizar a sociedade para o tema.

Importante lembrar que a Prefeitura de Sumé recebeu do Governo do Estado da Paraíba, o Selo “Prefeitura Amiga da Mulher” por suas ações de enfrentamento e combate à violência de gênero e capacitações visando o empoderamento das mulheres no município.

O CRIAMC atende pelo número (83) 9 9400-7022, mas outros números em nível nacional e estadual também podem ser acionados:

– 190: Disque Denúncia

– 197: Violência Contra a Mulher

– 180: Disque Denúncia Nacional

– 123: Disque Denúncia Estadual

A equipe do CRIAMC é formada por Taua Domiciano, Advogada, Thaís Clarindo, Assistente Social, Ciana Carvalho, Psicóloga, Vanessa Soares e Netinha Barros, Assistentes Administrativos, Aleme Brito e Nikael de Sousa, apoio, coordenados por Juliana Mendonça.

(83) 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

04/05/2023