sexta-feira 3 maio 2024

Conselho Municipal de Saúde lança edital para composição de nova diretoria

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um colegiado do Sistema Único de Saúde (SUS), integrado a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, que, a cada 02 anos, elege uma nova diretoria com a participação das Entidades Representativas de Trabalhadores da Área de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Entidades Prestadoras de Serviços de Saúde.

A missão do CMS é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde levando as demandas da população ao poder executivo.

Este ano, as inscrições para o biênio 2023/2025, poderão ser feitas de 03 à 17 de julho, das 08h até as 12h, exclusivamente na sede da Secretaria de Saúde, na Rua Francisco de Melo, 1º andar, centro.

A lista com os inscritos será divulgada no dia 26 de julho. A eleição para preenchimento das vagas dos membros titulares e suplentes das entidades e movimentos sociais será por meio de plenárias no dia 29 de agosto, as 9h na sala dos conselhos, localizada na secretaria de saúde municipal.

O CMS é responsável pela realização de conferências e fóruns de participação social, além de aprovar o orçamento da saúde e acompanhar a sua execução, avaliando a cada quatro anos o Plano Municipal de Saúde.

Segundo a atual presidente do Conselho, Niedja Rodrigues, o controle social feito pela participação da sociedade, garante que o direito à saúde integral, gratuita e de qualidade, seja oferecida efetivamente a toda a população.

Maiores informações em: cmssume@hotmail.com ou (83) 9 9413 1130

CONSELHO SAUDE – RESOLUÇÃO Nº 45 – Edital de convocação para eleição 2023