Search
segunda-feira 26 fevereiro 2024
  • :
  • :

X Conferência de Assistência Social de Sumé discute reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

A X Conferência de Assistência Social de Sumé, realizada no dia 13 no Centro de Formação de Professores, foi um evento que contou com a participação ativa de autoridades públicas locais, representantes da sociedade civil, membros de diversas instituições e servidores municipais. Organizada pelo Conselho Municipal da Assistência Social em parceria com a Secretaria de Assistência Social, a conferência teve como objetivo fortalecer as políticas sociais no município, promovendo discussões e reflexões sobre a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Na ocasião, a palestrante principal, Angela Santos, assessora técnica na Diretoria do SUAS da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano da Paraíba, compartilhou seu conhecimento e experiência sobre o tema.

Durante o evento, foram formados cinco grupos de trabalho que abordaram os eixos temáticos de financiamento, controle social, articulação entre segmentos, serviços, programas e projetos, além da universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS, bem como benefício e transferência de renda.

O prefeito Éden Duarte destacou a importância da participação da sociedade civil em plenárias como essa, enfatizando o diálogo e o debate sobre questões cruciais que fortalecem as políticas públicas sociais do município. A secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio (Fia), expressou seu agradecimento a todos os presentes na conferência pelo fortalecimento das políticas públicas de Assistência Social, ressaltando a importância desses espaços como fóruns de participação popular nas demandas sociais.

A conferência contou com a presença do vereador Antônio Carlos Sarmento, representante do legislativo sumeense, juntamente com os secretários municipais Tanniery Lêla (Saúde), Bonilson Timóteo (Educação) e Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos), Heleno Júnior (Chefe de Gabinete), a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Socorro Sarmento, a equipe técnica do Conselho e da Secretaria de Assistência Social, além de outros servidores de outras secretarias municipais, populares e a diretora da ECIT, Escola Estadual José Gonçalves de Queiroz, Edilza Oliveira.

Na plenária final, as propostas dos grupos de trabalho foram discutidas e direcionadas para o âmbito municipal, estadual e federal. Além disso, foram eleitos dois delegados para representar Sumé na Conferência Estadual de Assistência Social: Edileide Batista como titular e Elidiene Batista como suplente, representando o governo; Fernando Nogueira como titular e Sérgio Cordeiro como suplente, representando os trabalhadores do SUAS.

O evento também foi enriquecido com apresentações da Filarmônica Maestro Antônio Josué de Lima, regida pelo maestro Diego Bruno, além da participação da Banda de Pífano e do grupo de dança do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Os alunos da UFCG/CDSA expuseram quadros do projeto “Sentindo o Solo e Colorindo com Geotinta” pelos usuários do SCFV, em uma parceria com o CDSA/ UFCG, coordenada pela professora Adriana Meira e seus alunos bolsistas Robymar, Ruan e Ivson.

A X Conferência de Assistência Social de Sumé evidenciou o comprometimento da gestão municipal, da comunidade e das autoridades em busca de uma sociedade mais justa e inclusiva, representando um importante marco para o fortalecimento das políticas públicas sociais no município.

Dúvidas e Informações:

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

14/07/2023