sábado 18 maio 2024

Prefeito Éden encerra agenda em Brasília tratando de transposição e do piso da enfermagem

O Prefeito e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental (CISCO), Éden Duarte, encerra sua agenda em Brasília tratando da transposição das águas do Rio São Francisco, por meio do açude Poções de Monteiro até o açude de Sumé, e do piso salarial da enfermagem.

Inicialmente Éden esteve na área técnica do setor jurídico da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), buscando detalhes acerca do piso da enfermagem para preparar o Projeto de Lei e encaminhar a Câmara de Vereadores e assim regularizar o valor. De pronto ele percebeu ainda diferenças gritantes nos repasses, visto que Sumé, que tem hospital e Unidades Básicas com enfermeiros, ainda está recebendo menos do que municípios que sequer tem hospital.

Em seguida ele foi ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional onde foi recebido por Oscálmi Porto, Diretor do Departamento de Projetos Estratégicos, Giuseppe Serra Vieira, Secretário Nacional de Segurança Hídrica e pelo Secretário Parlamentar do Deputado Federal Luiz Couto, Leonardo Formentinni. O objetivo foi receber as orientações para o primeiro passo: montagem detalhada do projeto e assim, em seguida, viabilizá-lo politicamente e financeiramente.

“Peregrinei bastante e considero a viagem bastante proveitosa porque tive a oportunidade de manter contato com os Deputados Federais Luiz Couto e Welligton Roberto, além do Senador Veneziano Vital. Destravamos convênios e verbas importantes para Sumé e região”, disse Éden.

Logo ao meio dia, Éden desembarcou na Paraíba, onde participou do Encontro Nacional para discutir a importância da Regularização Fundiária Urbana (Reurb) no Brasil, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), pelo Fórum Nacional de Secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e pelo Governo do Estado da Paraíba, por meio da CEHAP.   Ele representou a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) no debate da Mesa 3 que tratou sobre: LEGISLAÇÃO MUNICIPAL: Conflitos e adequações.

O Prefeito Éden retornou ao município de Sumé na noite desta quinta-feira, 24.

83 – 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

24/08/2023