sábado 18 maio 2024

Prefeitura de Sumé lança oficialmente a Campanha de Coleta Seletiva de Resíduos

A Prefeitura de Sumé lançou, nessa sexta-feira, 25, a Campanha de Coleta Seletiva de Resíduos em um evento realizado no Centro de Formação de Professores. Com o apoio de parceiros, a ação reflete o compromisso da gestão liderada pelo prefeito Éden Duarte e o vice-prefeito Manezinho Lourenço na busca por um ambiente saudável para todos.

O coordenador da campanha, Daniel Vilar, explica a dinâmica da ação nessa fase inicial: “Estaremos atuando em diversas frentes. Nosso alcance envolverá crianças nas escolas, tanto públicas quanto privadas, bem como os agentes de saúde que farão visitas porta a porta. Também teremos uma equipe móvel para realizar conscientização em locais estratégicos. Utilizaremos diversas mídias, como rádio, panfletagem e divulgação nas redes sociais da prefeitura. Nesse início, gostaria de pedir que as pessoas comecem separando o lixo em três partes. Coloque os restos de comida em um recipiente separado, o lixo do banheiro em outro e o restante dos materiais que podem ser reciclados deve ser alocado em outro recipiente destinado a recicláveis”, explicou.

Durante o evento, o prefeito Éden convocou todos a se unirem em apoio à campanha, com o objetivo de zelar pela cidade e se engajar ativamente na preservação ambiental. Éden ressaltou que cada cidadão do município possui o potencial de promover mudanças significativas na comunidade. O prefeito também expressou sua gratidão aos colaboradores e parceiros que se uniram à iniciativa, contribuindo para um futuro sustentável, construído em colaboração com a Prefeitura de Sumé.

O foco central da campanha de coleta seletiva concentra-se na Secretaria de Educação. O secretário Bonílson Timóteo falou sobre engajar toda a rede de ensino, reconhecendo que a educação desempenha um papel fundamental ao iniciar o processo de coleta seletiva. Ele enfatizou a importância de educar as crianças nas escolas sobre a coleta seletiva, permitindo-lhes dar os primeiros passos e, consequentemente, compartilhar esses conhecimentos em suas residências. O secretário destacou a realização de reuniões com professores, gestores e coordenadores escolares para garantir uma compreensão sólida do assunto.

Vale mencionar também o trabalho contínuo relacionado à sustentabilidade no município, sob a coordenação de Dalvana Genai e Teresa Cristina, em consonância com as estratégias dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A campanha conta com o respaldo de diversos parceiros, em especial a ONG Moradia e Cidadania, vinculada à Caixa Econômica Federal, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Parte das sacolas retornáveis, distribuídas no evento, foi adquirida por meio de uma campanha de coleta de livros e revistas realizada anteriormente pela Educação, que resultou em mais de 7 toneladas de material com destinação para reciclagem.

A iniciativa também contou com a parceria do empresário Naldo Farias, que possibilitou preços acessíveis na confecção de sacolas retornáveis, ampliando o alcance da campanha.

O empresário Bráulio Duarte, popularmente conhecido como Galego do Mercadinho, contribuiu com 300 sacolas retornáveis e planeja manter o apoio de forma contínua, evidenciando uma visão ambiental futurista. Galego ressaltou seu engajamento na campanha para estimular os clientes a adotarem regularmente sacolas retornáveis ao frequentarem o supermercado. Paralelo a isso, ele planeja desenvolver um programa de cartão fidelidade, no qual os clientes acumularão pontos toda vez que levarem suas sacolas ao mercado. Esses pontos poderão ser trocados por descontos ou brindes, fornecendo um estímulo contínuo para a prática sustentável.

Francisco de Assis, vice-presidente da Associação de Catadores de Sumé, expressou seu apoio à iniciativa, explicando que ela simplificará consideravelmente no processo de separação dos materiais recicláveis. Atualmente, esses materiais são coletados de forma misturada, o que complica o trabalho dos catadores.

Sônia, uma recicladora experiente do município, compartilhou: “Há muitos anos trabalho com reciclagem. Isso é o meu serviço. Vamos todos juntos limpar a cidade. Gosto de ver a cidade limpa, organizada e bonita. Ela já é bonita, mas quando todos fazem a sua parte, ela fica ainda mais”, disse.

Além dos citados, o evento contou com a presença do vice-prefeito Manoelzinho Lourenço, da secretária municipal da saúde, Tanniery Lêla, do chefe de Gabinete, Heleno Júnior, dos vereadores Daniel Lêla (presidente) e Leônidas Albino (Bomba), Vitória Gonçalves de Souza (representante da VM Comércio de Resíduos e Sucatas), Jarlean Lopes, membro do Programa PASCAR do CDSA/UFCG, servidores, populares e o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Ouro Velho, Paulo Jorge.

Ao final do evento, ocorreu uma distribuição de sacolas retornáveis, Nesse estágio inicial, todos os servidores municipais receberão uma dessas sacola.

Dúvidas e/ou informações:

83 – 9 9910 6072 – 9 9611 9792 (ODS/Sumé)

25/08/2023