sábado 18 maio 2024

Produtores Orgânicos de Sumé recebem Certificações

Na última segunda-feira, dia 14, foi realizada uma ação significativa para os produtores orgânicos do município, que se dedicam a oferecer produtos livres de agrotóxicos na feira de Sumé. Eles receberam certificações importantes do Ministério da Agricultura e Pecuária, da Superintendência Federal do Estado e do Núcleo de Produção Orgânica da Paraíba. São Declarações de Cadastro de Produtor Vinculado a OSC – Organização de Controle Social.

A conquista é o resultado de uma parceria entre a Associação dos Produtores Familiares Agroecológicos do município e a Prefeitura de Sumé. O evento ocorreu na Central de Abastecimento Oscar Severo, o coração do mercado orgânico do município.

A cerimônia celebrou o esforço conjunto de 13 agricultores, incluindo os membros da Associação Agroecológica de Sumé , que agora tem a Declaração de Cadastro de Produtor Vinculado a OCS. Essa declaração não só autoriza esses produtores a cultivar e comercializar seus produtos sem agrotóxicos na feira orgânica, como também fortalece a confiança e a credibilidade do processo de vendas.

Zé Maria, presidente da associação, ressaltou a importância deste momento para a aumentar o poder dos produtores, que terão mais confiança e respaldo durante a sua jornada de trabalho.

Dentre os presentes no evento, estavam: Gian Braz, secretário de Obras e Serviços Urbanos e da Agricultura e Meio Ambiente, representando o prefeito Éden Duarte; Nilson Brito, diretor do Mercado Municipal de feira livre, Renato Albuquerque, representante do Sebrae Paraíba, Elaine Andrade, gerente da Casa da Economia Solidária de Sumé, Daniel Lêla, presidente do Legislativo sumeense e Jonildo Cavalcanti e Frutuoso Severo, representantes da Empaer.

A ocasião também contemplou a distribuição de mudas de plantas e composto orgânico aos feirantes, orquestrada pela equipe do PASCAR – Programa de Ações Sustentáveis do Cariri, do campus do CDSA/UFCG.

Para concluir o evento de forma memorável, um lanche foi oferecido aos presentes, seguido pelo sorteio de uma cesta repleta de produtos orgânicos aos clientes.

Todos os presentes agradeceram a ação, que qualifica o compromisso com a saúde, a sustentabilidade e a comunidade, traçando um caminho mais verde para o futuro.

17/08/2023