Search
sábado 13 abril 2024
  • :
  • :

Programas Socioassistenciais de Sumé promovem campanhas Agosto Verde e Agosto Lilás

Desde o início desta semana, a Secretaria de Assistência Social de Sumé tem se dedicado na promoção das campanhas “Agosto Verde” e “Agosto Lilás”. Essas iniciativas, realizadas em parceria com o CRIAMC, têm alcançado tanto a área urbana quanto as comunidades rurais, com o propósito de sensibilizar a população sobre temas essenciais: a atenção integral às gestantes e às crianças, e o combate à violência contra a mulher.

As ações começaram com o Seminário “Confia Mulher”, ocorrido no dia 1º de agosto, no auditório da Secretaria de Assistência Social (SEMAS). Nesse evento, a equipe do programa “Criança Feliz” apresentou reflexões pertinentes sobre a importância da primeira infância no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

No dia 3, o foco se voltou para o enfrentamento à violência doméstica. O Grupo de Idosos do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) participou de uma enriquecedora oficina sobre a Lei Maria da Penha, onde foram discutidos os direitos e as medidas de proteção às vítimas de violência.

Concomitantemente, a equipe do programa “Criança Feliz” levou uma ação itinerante ao Assentamento Mandacaru, compartilhando informações essenciais sobre os cuidados adequados durante a primeira infância. Foi um momento de diálogo e conscientização, promovendo a importância dos cuidados parentais e comunitários nessa etapa crucial da vida.

Na mesma quarta-feira, 3, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também teve uma participação importante, apresentando um resumo das atividades ao longo da semana no programa institucional de rádio.

Uma das palestras realizadas durante o evento abordou a temática da violência contra as mulheres em todas as fases da vida, destacando especialmente a violência patrimonial. A psicóloga Marciana Carvalho, do CRIAMC, sensibilizou a plateia ao alertar sobre casos em que idosos são explorados financeiramente por membros da própria família, como filhos, netos ou sobrinhos. Essa prática maléfica, que envolve empréstimos forçados para aquisição de bens pessoais, impacta negativamente a saúde física e emocional dos idosos, comprometendo o seu bem-estar.

Outro tópico de extrema importância abordado na palestra foi a relevância da prática de atividade física na terceira idade. A psicóloga enfatizou que momentos de convívio social, como palestras e atividades físicas têm demonstrado melhorias significativas na saúde mental e física dos idosos, auxiliando no combate à ansiedade e à depressão, problemas frequentemente enfrentados por aqueles que vivem em situação de isolamento social.

A coordenadora do CRIAMC, Juliana Mendonça, trouxe à tona a crescente preocupação com a violência sexual contra idosos na região. Esse tipo de abuso, frequentemente perpetrado por membros da própria família, exige uma atuação enérgica para sua erradicação. Ela ressaltou que o Centro de Referência está sempre disponível para esclarecer dúvidas e apoiar as vítimas, buscando romper o ciclo de violência e garantir momentos de paz e tranquilidade para os idosos durante a fase da melhor idade.

Dona Geni, participante do Grupo Alegria de Viver, compartilhou sua satisfação com a palestra, destacando a importância da prática de atividade física em sua vida. Com mais de 35 anos de prática regular, ela elogiou a iniciativa da gestão do prefeito Éden ao construir uma pista de caminhada no Estádio Jacintão, proporcionando-lhe segurança durante os exercícios e reduzindo riscos de caminhar nas ruas movimentadas.

A programação em alusão ao “Agosto Lilás” continuará nos próximos dias, com ênfase no enfrentamento da violência doméstica. Equipes do CRIAMC e da Secretaria de Assistência Social participarão de uma sessão ordinária da Câmara de Vereadores (08/08), buscando envolver a comunidade e promover o debate sobre a importância da prevenção e combate à violência.

A prefeitura de Sumé reafirma seu compromisso em promover ações que beneficiem e protejam seus cidadãos, criando um ambiente saudável e seguro para todos. As campanhas “Agosto Verde” e “Agosto Lilás” representam um momento importante na conscientização e fortalecimento dos laços sociais, visando uma comunidade mais unida e consciente de seus direitos e deveres.

Dúvidas e Informações:

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

04/08/2023