Search
quinta-feira 18 abril 2024
  • :
  • :

Semana da Primeira Infância e Campanha Agosto Lilás são destaques do evento da Secretaria de Assistência Social

Nessa terça-feira, 01, a Secretaria de Assistência Social realizou um evento especial voltado para a Semana da Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro teve como objetivo promover reflexões sobre a importância da atenção integral às gestantes e às crianças, buscando fortalecer os laços familiares e garantir o desenvolvimento infantil.

O evento aconteceu no Centro de Serviços Socioassistenciais, em conjunto com a Campanha do Agosto Lilás, um mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A iniciativa trouxe à tona a relevância de dialogar sobre esse tema, que ainda afeta muitas famílias e pode ter impactos diretos na vida das crianças, que muitas vezes reproduzem comportamentos presenciados na infância.

Participaram do encontro mães e crianças que são atendidas pelo Programa Primeira Infância/Criança Feliz (PCF). Atualmente, o programa beneficia 160 famílias da nossa cidade, oferecendo visitas domiciliares diárias realizadas por técnicos, os visitadores. Essas visitas visam fortalecer os vínculos familiares e promover o desenvolvimento infantil, levando diferentes serviços públicos às comunidades mais afastadas e às pessoas que encontram dificuldades em acessá-los.

A coordenadora do programa, Cida Martins, enfatizou a relevância do evento para abordar a questão da violência contra a mulher, tão presente no cotidiano de muitas famílias. Ela ressaltou que o cuidado adequado é essencial durante a primeira infância, pois é nessa fase que as bases para um ambiente saudável são estabelecidas. O afeto e o carinho dedicados às crianças desempenham um papel crucial na formação de adultos bem resolvidos.

Em paralelo ao Agosto Verde, a Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio do Departamento da Divisão de Proteção à Mulher e à Diversidade Humana, também adere à campanha do “Agosto Lilás”, que tem como objetivo combater a violência doméstica e familiar contra a mulher. A divulgação da Lei Maria da Penha busca sensibilizar a sociedade sobre a necessidade urgente de acabar com a violência contra a mulher.

Além da secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio (Fia) e coordenadores dos programas socioassistenciais, o evento contou com a participação de Juliana Rafaela Timóteo, coordenadora do Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento à Mulher do Cariri (CRIAMC), e Dalvana Genai, pedagoga, psicopedagoga e neuropsicopedagoga, bem como outros.

De acordo com Fia, com iniciativas como essa, a Secretaria de Assistência Social busca reforçar seu compromisso em cuidar das famílias e da primeira infância, proporcionando um futuro mais promissor para todos os cidadãos de nossa cidade. O engajamento na campanha pelo fim da violência contra a mulher é um passo importante em direção a uma sociedade mais justa e igualitária. Juntos, podemos construir um futuro melhor para todos.

Dúvidas e Informações:

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

Ascom

02/08/2023