domingo 19 maio 2024

Alunos de Sumé se preparam para a Avaliação da Educação Básica 2023

A Secretaria de Educação de Sumé (Seduc) iniciou essa semana o “Prepara SAEB” – Sistema de Avaliação da Educação Básica, simulando como será a avaliação que será aplicada de 23 de outubro a 10 de novembro deste ano, com os alunos do 5º e 9º anos.

O momento contou com a participação das equipes escolares e dos educandos, incluindo as pessoas com deficiência (PCD), acompanhados por seus respectivos cuidadores educacionais e auxiliares de desenvolvimento cognitivo. Na oportunidade, os alunos responderam ao simulado com questões de Língua Portuguesa e Matemática.

A edição deste ano do Saeb fecha um ciclo que tem o objetivo de verificar como está a aprendizagem dos estudantes brasileiros no período pós-pandemia. Para possibilitar a comparação com as edições anteriores, de 2019 e 2021, algumas matrizes das avaliações não mudaram em 2023.

Organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas de Matemática e Língua Portuguesa são aplicadas para os estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para os alunos do 3º ano do Ensino Médio.

As provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza avaliam os 5ºs e 9ºs anos por amostragem, e algumas escolas de Educação Infantil respondem a questionários sobre a qualidade da Educação.

O Saeb é uma avaliação externa em larga escala que busca traçar um diagnóstico da Educação brasileira e dos níveis de aprendizagem dos alunos. Atualmente, ela é o principal instrumento para aferir a qualidade da Educação Infantil até o Ensino Médio.

Além da avaliação (testes), são aplicados questionários aos secretários municipais de Educação, aos diretores de escolas, a alguns professores das disciplinas que fazem as provas e aos alunos participantes, buscando contextualizar socioeconomicamente os resultados.

Os resultados do Saeb compõem a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) ao lado dos dados de fluxo escolar (aprovação, reprovação e abandono) do Censo Escolar.

As informações obtidas pelo Saeb podem colaborar no monitoramento e na construção de políticas públicas. Para as escolas, a análise dos resultados permite mapear pontos de desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Os professores da rede municipal de ensino de Sumé tem preparado aulas específicas com o objetivo de melhorar cada vez mais o ensino e o aprendizado dos alunos para momentos como estes.

(83) 9 9982 2310 (Secretaria de Educação)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

20/09/2023