Search
terça-feira 5 março 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Sumé inaugura Centro de Confecção em homenagem a D. Mariquinha

Em um evento marcante, realizado nesta sexta-feira, 01 de setembro, o prefeito Éden Duarte, acompanhado pelos representantes da empresa S/A Confecções, Andrênia Maria Soares Silva e Sérgio Gomes da Silva, formalizou uma parceria público-privado, que resultou na inauguração do Centro de Confecção Maria de Melo Pereira da Silva, carinhosamente conhecida por “Dona Mariquinha de Augusto Romão”.

O Centro de Confecção é o fruto de uma colaboração bem-sucedida entre a Prefeitura de Sumé, que reformou todo o prédio, e a S/A Confecções e que já impacta positivamente a economia local, gerando mais de 20 empregos diretos no setor de costura. Todos os contratados foram formados em um curso que a prefeitura ofertou, por meio da secretaria de Assistência Social, junto ao Senai.

O espaço agora abriga 14 máquinas de costura equipadas, precisas e eficientes, avaliadas em aproximadamente R$ 60 mil. Essas máquinas são vitais para fortalecer a habilidade e criatividade dos costureiros locais, ampliando as possibilidades e melhorando a qualidade das produções locais.

Dona Mariquinha foi uma figura importante em Sumé, símbolo de obstinação e coragem, cuja jornada na arte da costura e compromisso com o desenvolvimento local são fontes de inspiração para a comunidade. Seu legado permanece vivo, mesmo após seu falecimento em janeiro de 2010.

Ao inaugurar o Centro de Confecção Maria de Melo Pereira da Silva, a administração municipal reconhece não apenas a importância da parceria, mas também homenageia a mulher que serviu de inspiração para essa iniciativa.

Para o prefeito Éden Duarte, essa ação representa também um compromisso com o empoderamento feminino e a promoção do desenvolvimento na cidade de Sumé. “Em breve, estaremos abrindo vagas para cursos aqui neste mesmo local, isso porque, hoje, este centro já está precisando imediatamente de mais 5 profissionais e pretende contratar muito mais”, disse o prefeito.

Sérgio Gomes, representante da S/A Confecções, expressou sua felicidade e gratidão por poder contribuir com um projeto tão significativo para a cidade. Além de gerar emprego e renda, o Centro de Confecção proporciona oportunidades para as pessoas expressarem sua arte e talento natural.

Além do prefeito Éden Duarte e dos representantes da S/A Confecções, estiveram presentes os vereadores Daniel Lêla (presidente) e Cristóvão Júnior, os secretários municipais, Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos), Bonilson Timóteo (Educação), Branco Xiliu (Cultura, esportes e Turismo), Elidiene Batista e equipe da secretaria, representando a secretária Ednalva Libânio (Assistência Social), do Chefe de Gabinete, Heleno Júnior, Conselheiros do ODM, Alcidenir Lira e Teresa Mércia do Assentamento Cigana, servidores, costureiros e costureiras e comunidade em geral.

Extremamente emocionados e agradecidos pela homenagem, a família de Dona Mariquinha se fez presente por meio dos filhos – Augustinho, Conceição, Marilda, Milane e Marta, dos netos – Anderson, Júnior, Milene, Tercino, Jean, Herculano, Carol e Geovana e dos bisnetos, Cecília e João Manoel, além de vários amigos e conhecidos.

“A inauguração deste centro representa um marco para a cidade de Sumé e uma homenagem merecida a minha mãe, cujo legado de independência financeira e empoderamento das mulheres continua a inspirar a comunidade”, disse uma das filhas, Marilda.

O Centro de Confecção Maria de Melo Pereira da Silva (Mariquinha de Augusto Romão) está localizado na Central de Abastecimento “Oscar Severo de Macedo”, situada na Rua Alice Japiassú.

Dúvidas e Informações:

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoriamunicipaldesume@gmail.com

 

Ascom

01/09/2023