quarta-feira 15 maio 2024

Éden busca soluções para os problemas e recursos para investimentos em Brasília

O prefeito de Sumé e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO, Éden Duarte, participou essa semana, da Mobilização Municipalista em Brasília, promovida pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Durante dois dias (03 e 04), prefeitos de todo o país buscaram sensibilizar o Congresso Nacional e Governo Federal sobre a urgência de avançar em pautas prioritárias e urgentes para minimizar a crise financeira dos municípios, como por exemplo, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), além de demandas da previdência, saúde e educação.

Na agenda, a visita ao Tribunal de Contas da União (TCU), onde entregaram ao presidente Bruno Dantas, os estudos feitos pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) que mostram os impactos do excesso de obrigações repassadas aos municípios ao longo dos anos e que agravaram a crise financeira nas prefeituras.

Junto ao senador Veneziano Vital, Éden tratou da liberação de recursos para construção de casas na zona rural, além de investimentos para o Centro Oftalmológico, a fim de ampliar os atendimentos para a população do Cariri.

Acompanhado pela primeira dama e secretária de saúde Tanniery Lêla, esteve com o Deputado Federal, Wellington Roberto pleiteando mais investimentos para a saúde do município, que cresce em atendimentos a cada dia.

Ainda esteve no Ministério da Saúde tratando sobre a obra de execução da Unidade de Saúde do Sítio da Pitombeira e no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em busca de investimentos para a área da educação.

“Não tem sido fácil para os municípios a redução de até 30% no FPM. Para fechar as contas, estamos reduzindo custos com pessoal, serviços e programas sociais. A população tem nos pressionado e com razão.”, disse Éden.

(83) 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

06/10/2023