segunda-feira 29 abril 2024

Evento “Ela Pode” em Sumé inicia uma série de ações para empoderar mulheres empreendedoras

Com o objetivo de reconhecer o papel da mulher na sociedade e em celebração ao mês Outubro Rosa, que é dedicado às mulheres, a prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou nessa terça-feira, 10, uma oficina chamada “Ela Pode” no Centro de Formação de Professores, em parceria com o Instituto Rede Mulher Empreendedora e o apoio do Google.

O foco principal, com o tema “Networking e vendas marca pessoal”, foi impulsionar as vendas e melhorar a visibilidade dos negócios liderados por mulheres empreendedoras no município.

O evento também sinalizou o lançamento oficial do “Projeto Sumé Com Elas”, uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social, que marca o início de um conjunto de esforços comprometidos pela gestão do prefeito Éden e Manezinho. Essas ações têm como objetivo fortalecer o apoio às mulheres empreendedoras em Sumé, por meio da oferta de cursos, oficinas, encontros, orientações e soluções adaptadas às necessidades desse grupo feminino.

Ana Rafaela, coordenadora do Departamento de Divisão e Proteção à Mulher e Diversidade Humana, explicou que a ideia de criar esse projeto veio da inquietação e dos desejos das mulheres locais em busca de oportunidades. Inicialmente, um grupo no WhatsApp foi criado com a participação de mulheres empreendedoras na cidade, que convidaram outras, formando um grupo que continua crescendo, com o objetivo de fortalecer a união e os interesses compartilhados.

Para participar do projeto Sumé Com Elas, as mulheres interessadas devem buscar informações na Secretaria de Assistência Social ou entrar em contato com uma integrante do coletivo, que fornecerá o link para ingressar no grupo e obter o suporte necessário na plataforma.

A oficina “Ela Pode” foi um momento importante para mulheres empreendedoras ou aquelas que desejam entrar nesse caminho, considerando as mudanças rápidas no mundo dos negócios devido à tecnologia. O projeto municipal foi elaborado para oferecer cursos e capacitações às mulheres empreendedoras da cidade e da zona rural.

A secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio (Fia), expressou sua satisfação ao ver um grande número de mulheres interessadas no empreendedorismo feminino. Ela elogiou a parceria com a representante da Rede Mulher Empreendedora, Patrícia Barros, por incentivar as mulheres empreendedoras ou aspirantes. Fia acredita que o conhecimento possibilita que as mulheres se tornem autônomas, sendo impulsionadas por meio de ferramentas empreendedoras e destacou a força demonstrada pelo grupo desde sua criação e a solidariedade entre as mulheres com objetivos comuns.

Patrícia Barros, articuladora da rede Cariri Delas, consultora do Sebrae e palestrante do evento, enfatizou a importância da metodologia do “Ela Pode” para desenvolver as competências socioemocionais e os comportamentos empreendedores das mulheres. Ela elogiou a organização do evento e a gestão municipal por apoiar e promover os empreendimentos femininos, capacitando as mulheres e gerando renda para a cidade.

Algumas participantes compartilharam suas impressões sobre a oficina. Claudiana dos Santos a considerou muito interessante, pois, segundo ela fortalece a mentalidade das pessoas que desejam iniciar um negócio próprio, mas são impedidas pelo medo e pela vergonha. Clênia Estêvão, conhecida como Clênia Cabeleireira, elogiou o movimento e destacou que a oficina foi muito proveitosa, proporcionando dicas valiosas para seu negócio. Kelly Regina também parabenizou o evento, afirmando que a oficina a fez refletir sobre como valorizar ainda mais seu empreendimento e acreditar no potencial das mulheres empreendedoras.

No encerramento da oficina, a plateia composta por 100 mulheres teve a oportunidade de concorrer a brindes generosamente doados pelas próprias empreendedoras que participaram do evento.

A adesão expressiva demonstrou que o apoio, a capacitação e a união das mulheres empreendedoras de Sumé são essenciais para construir um futuro promissor, onde o potencial empreendedor feminino continuará a florescer. Juntas, essas mulheres estão preparadas para encarar desafios e prosperar na jornada do empreendedorismo.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

11/10/2023