segunda-feira 29 abril 2024

Mais um município do Cariri firma convênio para uso do Castramóvel

O prefeito Éden Duarte recebeu nessa terça-feira, 17, Onildo Lindberg, prefeito de São Domingos do Cariri para a assinatura do convênio de cooperação entre os dois municípios, para o uso do equipamento denominado Castramóvel. Recentemente os municípios de Monteiro e Camalaú também aderiram a proposta.

O veículo Castramóvel e os equipamentos que o compõe, foram adquiridos via emenda do Deputado Federal Wellington Roberto e é o terceiro veículo deste porte, existente no Estado da Paraíba. Em seu interior, existe uma pequena sala de cirurgia para animais de pequeno porte.

Agora, esses três municípios (São Domingos do Cariri, Monteiro e Camalaú), poderão fazer uso do Castramóvel, que tem o objetivo de promover o controle populacional de cães e gatos, ofertando acesso aos tutores de bichos de estimação, contribuindo para a redução populacional de cães e gatos em situação de rua, comunitários, e dos animais dos proprietários de baixa renda, através de cirurgias de esterilização dos machos e fêmeas.

Em Sumé, o programa CastraPet, pioneiro na região do Cariri, já cadastrou 489 animais e esterilizou 300 deles. O programa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental e é dotado de qualidade técnica, intervenções cirúrgicas, ações educativas, responsabilidades e prioridades, seguindo as diretrizes do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

O convênio tem validade de 12 meses e as cirurgias serão realizadas nos municípios conveniados, incluindo as despesas com insumos e profissionais. Os veterinários Ricardo Morato e Armando Nunes são os responsáveis pelo desenvolvimento do programa em Sumé.

(83) 9 9413 0950 (Vigilância em Saúde)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

18/10/2023