Search
domingo 19 maio 2024
  • :
  • :

Prefeito Éden entrega sistema de dessalinização e cisternas no Sítio Carnaúba

O prefeito e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri Ocidental – CISCO – Éden Duarte, por meio do convênio nº 891543/2019, firmado entre o CISCO e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo Federal, fez a entrega de mais 3 cisternas de placas à moradores das comunidades de Carnaúba e Serrote Comprido. Foram eles: Creusenir Avelino da Silva Alves, José Limeira Ramos e Maria Aparecida Batista da Silva.

E evento aconteceu na manhã desta quinta-feira, 26, em frente a Unidade Básica de Saúde do Sítio Carnaúba.

Neste convênio, o município de Sumé foi contemplado com 85 cisternas, e destas, 28 já foram entregues. Cada uma delas custou R$ 3.485,47 .

Na mesma oportunidade e ao lado do vice-prefeito Manezinho Loureço, Éden entregou mais um Sistema Vertical de Dessalinização, também no Sítio Carnaúba.

O Sistema de Dessalinização opera com tecnologia de osmose inversa (membranas) e é fruto de uma parceria entre as esferas Federal, Estadual, Municipal e a Comunidade. Com capacidade para produzir 220 litros de água potável por hora para consumo humano e água concentrada de sais para animais, o sistema atenderá 50 famílias.

No ensejo, os presentes puderam saborear a água do sistema de dessalinização, bastante elogiada, e receberam mudas de plantas distribuídas pela Secretaria de Agricultura.

Por meio dos programas Água Doce, PROCASE e Água Para Todos, hoje o município de Sumé possui 6 sistemas de dessalinização em pleno funcionamento nas comunidades de: Assentamento Tigre, Pitombeira, Princesa do Juá, Maracaja, Jurema e Carnaúba.

Além disso, desde cedo, a comunidade recebeu uma feira de serviços de saúde que inclui: atendimento médico, odontológico e de enfermagem, serviços de vacinação, exames laboratoriais, marcação de consultas, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias.

Também presentes a equipe do Neuroplay de Sumé (programa de acesso e cuidados com crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista) e as vigilâncias sanitária, epidemiológica e ambiental realizando inclusive, o cadastramento para castração de cães e gatos pelo programa CastraPet.

O evento contou com a participação dos vereadores Daniel Lêla (presidente), Leônidas Albino (Bomba), Antônio Carlos Sarmento e Francisco Fontinele, dos secretários de governo, Tanniery Lêla (Saúde), Gian Braz (Obras e Serviços Urbanos) e Bonílson Timóteo (Educação), do coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka, do coordenador estadual do Programa Água Para Todos, José Hélio, técnicos do CISCO e da comunidade local.

Dúvidas e Informações:

(83) 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

Ascom

27/10/2023