sexta-feira 3 maio 2024

Programa CastraPet já realizou quase 300 cirurgias em Sumé

Desde o seu lançamento (janeiro/2023), o programa CastraPet já cadastrou 489 animais, sendo:

• 300 gatos (100 machos e 200 fêmeas)
  • 189 cães (71 machos e 118 fêmeas)

Dessa lista, 284 cirurgias já foram realizadas, sendo:

• 201 gatos (87 machos e 114 fêmeas)
  • 83 cães (39 machos e 44 fêmeas)

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, com o objetivo de controlar o aumento desordenado da população de cães e gatos no município de Sumé.

Para usufruir do programa, basta realizar o cadastramento (do animal e do proprietário/tutor), na sede da Vigilância Ambiental, localizada na Rua Francisco de Melo, de segunda à sexta-feira, das 8h às 13h, com Rita Dark ou Armando Nunes. Em seguida, fazer a triagem pré-operatória e agendar a cirurgia.

O CastraPet é um projeto pioneiro na região do Cariri, dotado de qualidade técnica, intervenções cirúrgicas, ações educativas, responsabilidades e prioridades, seguindo as diretrizes do Conselho Regional de Medicina Veterinária.

O programa prevê ainda a colaboração da sociedade na adoção e cuidados pós-operatórios, considerando que a prefeitura não possui uma estrutura para cuidar desses animais.

A ação representa a materialização do plano de governo do prefeito Éden Duarte e do vice-prefeito Manezinho Lourenço.

O veículo Castramóvel e os equipamentos foram adquiridos via emenda do Deputado Federal Wellington Roberto, e o terceiro existente no estado da Paraíba. De acordo com o prefeito Éden, a ideia é que seja feito um convênio com outras prefeituras para que elas possam também aderir ao projeto e usufruir do espaço.

O espaço onde funciona o CASTRAPET está localizado na área do Dnocs, que foi cedido ao município de Sumé pelo governo federal para servir como base de apoio ao Castramóvel.

(83) 9 9366 4594 (Secretaria de Saúde/Atenção Primária)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

04/10/2023