segunda-feira 29 abril 2024

Semana do Bebê em Sumé: Promovendo o Desenvolvimento Infantil e a Saúde Materna

A Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou à Semana do Bebê nesta segunda-feira, 09, com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes de Sumé.

O evento ocorreu no Centro Socioassistencial e contou com a participação da secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio, e representantes da Rede de Serviços/Programas assistenciais do município.

O encontro reuniu mobilizadores das áreas de educação, assistência e saúde, juntamente com a equipe do programa Primeira Infância/Criança Feliz e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A Semana do Bebê é resultado do trabalho conjunto de profissionais das políticas setoriais de saúde, assistência e educação.

Elidiene Batista, gestora do Cras e articuladora do Selo Unicef, destacou a importância da Semana do Bebê para a validação do selo e para fortalecer as boas práticas em prol do desenvolvimento de crianças e adolescentes, bem como para cumprir as metas relacionadas às políticas setoriais municipais.

A V Edição da Semana do Bebê de Sumé acontecerá até o dia 11 de outubro, com uma palestra importante na terça-feira, 10, ministrada pelo fisioterapeuta Antônio Carlos Gouveia, seguida da entrega de enxovais para gestantes. É importante ressaltar que este ano, o município de Sumé já entregou cerca de 100 kits de enxovais para mães cadastradas no Cras.

Durante os encontros, os participantes receberão orientações sobre prevenção de acidentes domésticos envolvendo crianças. Além disso, serão abordados cuidados durante a gestação e participarão de oficinas, atividades lúdicas e culturais. Também serão realizadas rodas de conversa abordando temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, gravidez na adolescência, formação de vínculos e estimulação do bebê.

A coordenadora do Programa Criança Feliz, Aparecida Martins, ressalta a importância da política pública da Primeira Infância no SUS e da assistência social em Sumé. Atualmente, o município acompanha 160 famílias, superando a meta de 150.

A Semana do Bebê de Sumé está alinhada com as estratégias do UNICEF, que buscam garantir a atenção adequada às crianças com até 6 anos de idade, assegurando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

09/10/2023