segunda-feira 29 abril 2024

Sumé realiza a V Conferência Municipal da Educação

Durante o evento, que aconteceu na última sexta-feira, 20, diversos setores da sociedade se reuniram para discutir a importância da mobilização política e social em prol da educação inclusiva, igualitária, diversa e de qualidade, bem como para defender a democracia.

O público presente, composto por professores, coordenadores, diretores, profissionais da educação da rede pública municipal, estadual e particular, além de membros da sociedade civil, lotou o auditório do Centro de Formação de Professores.

A palestra central, proferida pela professora Adriana de Fátima Meira Vital, do CDSA/UFCG, abordou o Plano Nacional de Educação 2024/2034, enfatizando a educação como um direito humano, justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos de discussão, abordando os seguintes eixos temáticos:

I – O Plano Nacional de Educação (PNE) como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE); II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades; III – Educação, Direitos Humanos, Inclusão, Diversidade, Equidade e Justiça Social; IV – Gestão democrática e educação de qualidade; V – Valorização dos profissionais da educação; VI – Financiamento público da educação pública.

A sociedade civil e as instituições presentes debateram esses eixos, enfatizando a importância de políticas públicas alinhadas com o orçamento municipal.

O prefeito Éden Duarte destacou a relevância desses espaços democráticos para a formulação de um planejamento que atenda às necessidades reais da educação municipal a longo prazo. Ele também mencionou as ações realizadas por sua gestão, como a reforma da Creche Rita Cipriano, a ampliação da escola Zélia Braz, a futura escola Beta Aragão, a construção da escola Técnica no bairro do Mandacaru, o Ginásio de Esportes, além de parcerias com a UFCG, entre outras iniciativas.

O secretário de Educação, Bonílson Timóteo, agradeceu a presença e empenho de todos os participantes e reiterou seu compromisso com a oferta de uma educação pública de qualidade para a população de Sumé.

Ao final do evento, foram eleitos os delegados para representar o município na conferência estadual de educação. Os representantes são os seguintes:

Educação Básica:

• Antonio Lindonberto Batista da Silva (titular)
  • Amanda Araújo dos Santos (titular)
  • Flávia Maria Alves de Araújo (suplente)
  • Lívio Rodrigues da Silva (suplente)

Educação Superior:

• Walace Gomes Ferreira de Souza (titular)
  • Denise Xavier Torres (suplente)

Educação Profissional e Tecnológica:

• Tarlan Alexandre de Lima (titular)
  • Tiago César Gonçalves Rosendo (suplente)