Durante o evento, que aconteceu na última sexta-feira, 20, diversos setores da sociedade se reuniram para discutir a importância da mobilização política e social em prol da educação inclusiva, igualitária, diversa e de qualidade, bem como para defender a democracia.
O público presente, composto por professores, coordenadores, diretores, profissionais da educação da rede pública municipal, estadual e particular, além de membros da sociedade civil, lotou o auditório do Centro de Formação de Professores.
A palestra central, proferida pela professora Adriana de Fátima Meira Vital, do CDSA/UFCG, abordou o Plano Nacional de Educação 2024/2034, enfatizando a educação como um direito humano, justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.
Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos de discussão, abordando os seguintes eixos temáticos:
I – O Plano Nacional de Educação (PNE) como articulador do Sistema Nacional de Educação (SNE); II – A garantia do direito de todas as pessoas à educação de qualidade social, com acesso, permanência e conclusão, em todos os níveis, etapas e modalidades; III – Educação, Direitos Humanos, Inclusão, Diversidade, Equidade e Justiça Social; IV – Gestão democrática e educação de qualidade; V – Valorização dos profissionais da educação; VI – Financiamento público da educação pública.
A sociedade civil e as instituições presentes debateram esses eixos, enfatizando a importância de políticas públicas alinhadas com o orçamento municipal.
O prefeito Éden Duarte destacou a relevância desses espaços democráticos para a formulação de um planejamento que atenda às necessidades reais da educação municipal a longo prazo. Ele também mencionou as ações realizadas por sua gestão, como a reforma da Creche Rita Cipriano, a ampliação da escola Zélia Braz, a futura escola Beta Aragão, a construção da escola Técnica no bairro do Mandacaru, o Ginásio de Esportes, além de parcerias com a UFCG, entre outras iniciativas.
O secretário de Educação, Bonílson Timóteo, agradeceu a presença e empenho de todos os participantes e reiterou seu compromisso com a oferta de uma educação pública de qualidade para a população de Sumé.
Ao final do evento, foram eleitos os delegados para representar o município na conferência estadual de educação. Os representantes são os seguintes:
Educação Básica:
- Antonio Lindonberto Batista da Silva (titular)
- Amanda Araújo dos Santos (titular)
- Flávia Maria Alves de Araújo (suplente)
- Lívio Rodrigues da Silva (suplente)
Educação Superior:
- Walace Gomes Ferreira de Souza (titular)
- Denise Xavier Torres (suplente)
Educação Profissional e Tecnológica:
- Tarlan Alexandre de Lima (titular)
- Tiago César Gonçalves Rosendo (suplente)
Dúvidas e Informações:
(83) 9 9982 2310 (Seduc)
0800 083 1403 (Ouvidoria)
Ascom
23/10/2023