Search
quinta-feira 23 maio 2024
  • :
  • :

Confeitaria e empreendedorismo feminino: Sumé realiza com sucesso a II Edição do Cariri Cakes Paraíba

Sumé sediou, nesta segunda-feira, 20, a segunda edição do Cariri Cakes Paraíba, um evento de destaque voltado para confeiteiras da região e o fortalecimento do empreendedorismo feminino.

O encontro ocorreu no Centro de Formação de Professores, com o apoio da Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Assistência Social/Departamento de Proteção à Mulher e da Diversidade Humana e da Sala do Empreendedor de Sumé. A iniciativa visa impulsionar a geração de emprego e renda para as mulheres de Sumé e da região do Cariri.

A programação do Cariri Cakes englobou 8 atrações, incluindo minicursos de brownie, tortellet, aulas práticas de decoração de bolos com temática natalina, produção de diversos tipos de bolos, biscoitos, doces e salgados, além de palestras sobre empreendedorismo feminino. Destaque para a participação do palestrante Gigliato Guibson, de Parelhas, Rio Grande do Norte, mais conhecido por “@estouradocakes”, convidado especial, que abordou o tema “Como Estourar na Confeitaria”.

A idealizadora do evento, Priscila Lêla, especialista em bolos e doces, destacou que a iniciativa surgiu a partir do primeiro encontro das confeiteiras, que ocorreu de maneira mais discreta. Diante do interesse crescente de pessoas de Sumé e região em se capacitar na área da confeitaria, os parceiros optaram por realizar a segunda edição do evento de maneira mais abrangente para atender à demanda.

Priscila ressaltou a importância da parceria com a prefeitura de Sumé, fundamental para ampliar o evento. Ela elogiou a infraestrutura local, que facilitou a dinâmica da ideia e possibilitou a presença do renomado palestrante.

A secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio, enfatizou a relevância do encontro como parte das iniciativas apoiadas pela gestão municipal para impulsionar o empreendedorismo local, sobretudo das mulheres. “O Cariri Cakes é mais uma ação do departamento das mulheres sumeenses, buscando apoiar e incentivar as mulheres empreendedoras de Sumé e região, indo além da confecção de bolos ao se tornar uma expressão artística e um movimento em prol do empoderamento feminino e desenvolvimento local”, disse Ednalva.

Durante o evento, ocorreu a comercialização de produtos, sorteio de brindes e coffee break. Além da equipe da Secretaria de Assistência Social, a ação contou com a participação ativa das confeiteiras, da população e do comércio local. Cerca de 150 pessoas estiveram presentes, em sua maioria mulheres confeiteiras, tanto iniciantes quanto profissionais, interessadas em compartilhar ideias, dicas e experiências. O evento também se revelou uma oportunidade para aqueles que desejam entrar no universo da confeitaria.

Além de Sumé, participaram representantes de cidades como São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Congo, Camalaú, Parari, Serra Branca, Monteiro, Prata, Gurjão, Galante na Paraíba, o município de Custódia, Pernambuco.

Ao final do encontro, foram anunciados os resultados do concurso de bolos, com produções individuais avaliadas por cinco jurados, incluindo dois técnicos, e premiação para os três primeiros colocados.

O evento teve a cobertura da imprensa local e da Tv Paraíba. A reportagem pode ser acessada pelo link: https://globoplay.globo.com/v/12130894.

Dúvidas e Informações:

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

Ascom

21/11/2023