domingo 19 maio 2024

Prefeito Éden retorna de Brasília e traz na bagagem ótimas notícias

O prefeito de Sumé Éden Duarte esteve essa semana na capital federal Brasília visitando parlamentares e garantindo emendas para o próximo ano para o município de Sumé.

Junto ao Deputado Federal Welligton Roberto, buscou viabilizar recursos para o Hospital que necessita de investimentos para insumos de aproximadamente 11 milhões de reais por ano. Embora mantenha um convênio junto ao governo do estado num valor próximo a 3 milhões e meio. “Existe uma lacuna enorme ainda a ser preenchida e precisamos pedir ajuda à todos os parceiros”, disse Éden.

No Ministério das Cidades, manteve audiência com o secretário executivo Hildo Rocha e conseguiu avançar no projeto que visa construir 37 novas casas na zona rural do município. “Não é substituição de casas de taipa por alvenaria, é um projeto que nos cadastramos e que, infelizmente, apenas 37 pessoas nos procuraram para aderir. Agora, esse projeto está avançando e em breve construiremos mais habitações”, assegurou o prefeito.

Ainda sobre habitação, se inteirou sobre o novo “Minha Casa Minha Vida”, a fim de cadastrar o município, comprando e doando os terrenos a União para viabilizar mais casas na cidade.

Com o senador Veneziano Vital, viabilizou a construção da Passagem Molhada de Abilio, localizada no Sítio Ingá, uma demanda da comunidade no recente Orçamento Democrático Municipal de 2022. Além disso a liberação da última parcela do Abastecimento de água do Sítio Agostinho.

Visitou o FNDE e buscou o início da construção da escola Isabel Aragão (Beta Aragão), fruto de emenda de Wellington Roberto, a liberação para obra de ampliação da escola Maria Leite Rafael que, por enquanto, caminha com recursos próprios. Junto ao FNDE, cadastrou, dentro do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), uma nova escola para atender a demanda dos conjuntos habitacionais, alto da caixa d´água e loteamentos vizinhos.

Com relação ainda ao PAC, o prefeito Éden cadastrou uma nova etapa do esgotamento sanitário para os trechos que compreendem os bairros da Várzea Redonda e Conjunto habitacional.

Na volta à Paraíba, ainda no aeroporto, encontrou com o coordenador estadual do DNOCS Alberto Gomes e solicitou celeridade na análise para liberação de uma certidão que está sendo exigida pelo Ministério da Saúde, para que a construção da UBSF da Pitombeira possa prosseguir. Já foi construído 30% da obra, mas o restante depende dessa certidão. Ainda tratou da compra por parte do município da antiga pista de prado. O coordenador disse que, para o negócio se concretizar, basta apenas uma visita técnica do DNOCS (já que área pertence ao órgão federal). “Vamos retomar a prática dessa paixão dos sumeenses, o prado”, disse Éden.

O prefeito foi à Brasília acompanhado do presidente do Instituto de Previdência Municipal (IPAMS), Isca Viana. Juntos, buscaram no Ministério da Previdência, a recuperação de crédito feito por pessoas que contribuíram para o INSS mas que acabaram se aposentando pelo IPAMS.

O prefeito retornou à Sumé na noite desta quinta-feira, 9.

(83) 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

10/11/2023