quinta-feira 16 maio 2024

Sumé fortalece parceria com Apae em busca de inclusão para pessoas com deficiência

Na última sexta-feira, 17, a cidade de Sumé recebeu representantes da Federação das Apaes do Estado da Paraíba, em um encontro realizado na Secretaria de Assistência Social. A reunião teve como objetivo discutir e promover uma parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da Paraíba (Apae).

A Apae, como uma organização não governamental, tem como missão prestar serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A instituição também se compromete em realizar ações de prevenção, diagnóstico, reabilitação, tratamento e inclusão social para indivíduos com deficiência.

O evento contou com a presença do prefeito Éden Duarte, da Secretária de Assistência Social Ednalva Libânio (Fia), da secretária de Saúde, Tanniery Lêla, do vereador Cristóvão Júnior, da presidente e fundadora da Apae, Maria da Conceição Costa do Rego, da procuradora e auto defensora da instituição, Iruska Félix e Germana Costa, representantes das Secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Educação, da Pastoral da Criança, mães do TEA e demais convidados e interessados no tema.

Segundo Ednalva Libânio, o convite para a parceria surgiu da necessidade de ampliar o atendimento às crianças com espectro autista no município. No entanto, ela ressaltou a importância de dar visibilidade a outras deficiências, como síndrome de Down, paralisia cerebral, deficiência visual, auditiva, entre outras. A secretária enfatizou a necessidade de construir parcerias com organizações sérias, e a Apae, desempenha um papel fundamental nesse processo.

Durante o encontro, o prefeito Éden Duarte expressou seu apoio à ideia, destacando a importância histórica do momento e a credibilidade da instituição Apae, que trabalha em prol de causas significativas, especialmente na melhoria da qualidade de vida das pessoas mais necessitadas.

Além de apresentações e orientações iniciais, a primeira reunião teve como propósito alinhar os procedimentos e a documentação necessária solicitada pela federação nacional. Isso permitirá que, após a realização da assembleia, que acontecerá em dezembro próximo, todo o processo possa ser encaminhado para a aprovação da Apae nacional.

A presidente Maria da Conceição destacou a importância desse momento, ressaltando sua satisfação com o que foi discutido e planejado durante o encontro.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

20/11/2023