terça-feira 7 maio 2024

Fundação da APAE em Sumé: compromisso com a inclusão e cidadania

Sumé sediou, na última sexta-feira, 15, uma Assembleia Geral para a fundação da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais do município. Realizada NA Secretaria de Assistência Social, bairro da Várzea Redonda, a reunião contou com a presença de autoridades, servidores públicos municipais, mães de crianças com TEA (Transtorno de Espectro Autista) e membros da sociedade civil organizada.

Durante o evento, a diretoria executiva, o conselho de administração e o conselho fiscal foram eleitos para um mandato de 03 anos. A chapa foi aclamada e empossada, com a seguinte formação:

• Presidente: Ednalva Alves Libânio (Fia)
  • Vice presidente: Ana Rafaela Pereira de Sousa
  • Diretoria Executiva: Elidiene Batista, Maria Simone Pereira da Silva, Miguel Robério Cipriano Gonçalves, Edvania Cristina Freitas de Oliveira, Mariele Maciel de Souza Gonçalves e Francismere Gomes Passos Sousa
  • Conselho de Administração: Ana Paula Gonçalves Leite, Francisca Bezerra, Michele Mota de Souza, José Maria Gregório e Helen Simone
  • Conselho Fiscal: Gabrielle Clarindo Gregório Rocha (titular) e Nayara Soares de Carvalho (suplente), José Egnaldo Alves de Araújo (titular) e Nydia Christinne Ferreira Duarte (suplente), Maria Aparecida Oliveira Martins (titular) e Wales Fernandes de Morais (suplente)

A secretária de Assistência Social, Ednalva Libânio, expressou sua satisfação ao ver a implantação de uma instituição comprometida com os direitos das pessoas com deficiência. Agradeceu aos parceiros, em especial ao prefeito Éden Duarte pelo apoio incansável.

O evento também contou com a presença da presidente e fundadora da APAE Paraíba, Maria da Conceição Costa do Rego e da procuradora da instituição no estado, Iruska Félix. Representantes religiosos, como o padre José Marcondes, (Católica), Ana Paula (espírita) e o pastor Zé Maria (evangélica).

A reunião foi agraciada por uma apresentação cultural de crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O pastor Zé Maria ressaltou a importância da união em prol da instituição, enquanto o padre José Marcondes elogiou o papel fundamental da APAE no atendimento às pessoas mais necessitadas.

Damares Souza, uma das cadeirantes presentes, destacou a importância da APAE para o município, concretizando uma iniciativa pela qual vinha lutando há algum tempo.

Iruska Félix, procuradora da FEAPAE/PB, descreveu o momento como extremamente importante e emocionante, promovendo reconhecimento e acolhimento às pessoas com deficiência em Sumé. A presidente da FEAPAE/PB, Maria da Conceição, parabenizou a cidade pela iniciativa, destacando a missão da instituição de levar assistência a pessoas, muitas vezes esquecidas.

A partir de agora, a diretoria e o conselho fiscal buscarão voluntários para concretizar esse projeto valioso para Sumé. A ata da reunião será registrada em cartório, e toda a documentação será enviada à Federação Nacional, detentora da marca APAE.

A Apae é uma organização não governamental que tem a missão de prestar serviços nas áreas de educação, saúde e assistência social, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência. A instituição também se compromete em realizar ações de prevenção, diagnóstico, reabilitação, tratamento e inclusão social para indivíduos com deficiência.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

18/12/2023