sexta-feira 3 maio 2024

Professores de Sumé encerram curso FC-PLUS com certificações e premiações

Na noite desta terça-feira, dia 19, no Centro de Formação de Professores, foi concluído o curso de Formação Continuada de Professores Leiautores Utópicos (FC-PLUS). Ministrado pelos professores Leandro Almeida e Valéria Andrade, o curso faz parte do estágio de pesquisa aplicada do programa de Doutorado em Literatura e Interculturalidade da UEPB/Campina Grande.

O foco principal da formação foi ressaltar a importância de atividades formativas para professores, destacando as bibliotecas públicas como potenciais espaços. Realizado de outubro a dezembro deste ano, na Biblioteca Pública Municipal de Sumé, o FC-PLUS contemplou 20 professores mediadores de leitura da rede municipal.

A pesquisa, intitulada “Lourdes Ramalho e LerAtos na Formação de Professores Leiautores Utópicos em Bibliotecas de Portugal e do Brasil”, conduzida por Maria Roupa de Palha, busca aprimorar as práticas de leitura e escrita criativas na educação pública.

A iniciativa liderada por Valéria Andrade e Leandro Almeida, em colaboração com o prefeito Éden Duarte, por meio da Secretaria Municipal de Educação e respaldo da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sumé (UFCG/CDSA), visa reconstruir a Biblioteca Pública Municipal de Sumé – Profª Adalgisa Jacinto de Oliveira.

O prefeito Éden, acompanhado pelos secretários de Educação Bonilson Timóteo e Saúde Tanniery Lêla, além dos membros da coordenação pedagógica Socorro Sarmento, Jamilla Travassos e Maurícia Tatiele, prestigiou a solenidade, demonstrando total apoio à iniciativa.

A cerimônia incluiu a certificação dos seguintes professores leiautores utópicos:

1. Adilma Francisco de França
  2. Lindacy Guimarães de Souza
  3. Aldinea Alves de Oliveira
  4. Ana Célia Morais Ramos
  5. Cleuda Rejane Cândido de Melo
  6. Edinete Batista de Assis
  7. Eunice Braz de Oliveira Neta
  8. Edjane Simeão da Silva
  9. Fabiana Firmino de Oliveira
  10. Jaqueline Monteiro da Silva
  11. Josenilda Dias de Souza
  12. Jucileide Alves de Araújo Silva
  13. Maria Aldilânia de Moura
  14. Michelle Natasha Pereira Barros
  15. Millena Nascimento da Silva
  16. Raíssa de Almeida Brito
  17. Renan Pereira da Silva
  18. Shirlei Alves Gomes
  19. Siayca Shirley Sarmento
  20. Tiago Belinho da Silva

O evento encerrou com um jantar, sorteio de brindes e a premiação da campanha gamificada de conquista de leitores, tendo como vencedores:

1° lugar – Jucileide Alves de Araújo Silva

2° lugar – Fabiana Firmino de Oliveira

3° lugar – Raíssa de Almeida Brito.

O projeto conta com o apoio da PPGLI/UEPB, CDSA/UFCG, BPARPD-Portugal, SECULT e SEDUC de Sumé

Dúvidas e/ou informações:

(83) 9 9962 1056 (Secult)

(83) 9 9982 2310 (Seduc)

ouvidoria@sume.pb.gov.br