sexta-feira 3 maio 2024

Costurando o futuro: renovação do comodato do Galpão das Costureira(o)s em Sumé marca nova etapa

Nessa quinta-feira, dia 25, o prefeito Éden Duarte reiterou o compromisso da Gestão Municipal com o desenvolvimento econômico e social da comunidade ao renovar o Comodato do Galpão das Costureiras de Sumé.

A cerimônia ocorreu no próprio local e contou com a presença dos secretários municipais de Assistência Social, Ednalva Libânio (Fia) e de Educação, Bonilson Timóteo, da presidente da Cooperativa Maislla Sunária Franklin de Oliveira e do diretor da Master Uniformes, José Elivonaldo Farias de Oliveira (Naldo), principal parceiro da cooperativa, além de diversas costureiras e costureiros.

Também participaram o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Lêla, o vereador Antônio Carlos Sarmento e o chefe de Gabinete da Prefeitura, Heleno Júnior.

A Prefeitura, consciente da importância do espaço para a continuidade das atividades da cooperativa, torna público a renovação do Termo de Comodato do Galpão das Costureiras até agosto de 2028. Somente em 2023, três parcerias público-privadas adicionais geraram mais 32 empregos, todos ocupados por mulheres.

Atualmente, a cooperativa gera 20 empregos diretos, sendo 17 ocupados por mulheres e três por homens. O prefeito Éden destacou a relevância da cooperativa e a parceria estratégica com a Master Uniformes para promover o desenvolvimento econômico do município. Éden agradeceu principalmente o apoio do governador do Estado João Azevêdo.

A secretária “Fia” expressou sua felicidade em participar de um momento tão importante para o empreendedorismo local, especialmente para as mulheres sumeenses em busca de uma profissão autossustentável. Ela ressaltou o compromisso e apoio da secretaria de Assistência Social na promoção de cursos de qualificação e profissionalização da mão-de-obra local, voltados para o ramo têxtil.

Naldo, por sua vez, agradeceu o apoio da gestão municipal e demonstrou sua satisfação com a renovação do contrato, destacando a parceria frutífera para o desenvolvimento econômico da região.

A Cooperativa dos Costureiros e das Costureiras de Sumé foi formada no final de 2016 com a colaboração de diversos parceiros, além do apoio técnico, contábil-jurídico e financeiro da gestão municipal.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

26/01/2024