domingo 28 abril 2024

Prefeitura de Sumé promove ação de conservação no Museu Miguel Guilherme e outros patrimônios culturais

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está conduzindo uma ação de conservação preventiva no Acervo do Museu Miguel Guilherme. A consultoria especializada, liderada por Enos Omena, está trabalhando na estabilização da policromia das obras.

A exposição prolongada ao calor e aos raios ultravioletas solares causou danos significativos devido às condições climáticas locais e à estrutura do museu. Para mitigar esses danos, está sendo realizado um suporte em pintura, bem como a conservação das peças de madeira, Eucatex e papel.

O projeto abrange a restauração e conservação dos bens culturais de Sumé, juntamente com a capacitação de quatro indivíduos locais para dar continuidade aos trabalhos.

Um inventário detalhado das obras do Acervo Miguel Guilherme dos Santos está sendo elaborado, juntamente com fichas técnicas, para garantir sua preservação. Adicionalmente, o projeto inclui a criação de um novo espaço arquitetônico, visando a participação em editais do governo federal para financiamento de novos museus, com verbas disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A ação já contemplou a conservação preventiva do forro da nave da Igreja Matriz, uma obra de Miguel Guilherme dos Santos.

No museu, as principais obras foram identificadas e serão trabalhadas também com o auxílio das pessoas capacitadas por Enos para disseminar os conhecimentos adquiridos. Até abril, espera-se concluir a estabilização geral do acervo e documentação completa do museu.

A mesma consultoria tem auxiliado no processo de tombamento do Cine Teatro Municipal, visando acesso à Lei Rouanet. Além disso, há um projeto em andamento para a melhoria da Capela do Feijão, atualmente em estado precário de conservação.

O prefeito Éden tem se dedicado à revitalização da cultura local, buscando recursos técnicos essenciais para proteger os acervos públicos do município.

Anteriormente, com o apoio da Unicir – Faculdade do Cariri e da família do artista, a prefeitura executou um projeto de revitalização e reforma do museu/escola de artes. Esse projeto abrangeu melhorias na infraestrutura do prédio, como pintura das paredes, troca e manutenção da cobertura do telhado e madeira, instalação elétrica e hidráulica, restauração do piso do palco, banheiros, além da construção de rampas de acessibilidade, tudo realizado com recursos próprios do município.

(83) 9 9962 1056 (Secult)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

15/03/2024