Search
segunda-feira 27 maio 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Sumé promove Encontro Regional em celebração ao Abril Verde

Em consonância com o compromisso pela segurança e saúde no ambiente de trabalho, a Prefeitura de Sumé, por intermédio da Secretaria de Saúde, Sala do Trabalhador e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realizou na última sexta-feira, 26 de abril, o Primeiro Encontro Regional do Cariri Ocidental.

O evento, fez parte das atividades da II Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), e também comemorou o Dia Mundial da Segurança do Trabalho, celebrado em 28 de abril.

Os palestrantes Ana Karla Souto Maior e o médico do trabalho e ortopedista, Dr. João Paulo Oliveira Nunes, abordaram o tema Abril Verde e doenças ocupacionais.

O prefeito Éden Duarte esteve presente no encontro, enfatizando o empenho do governo em promover melhorias e segurança no ambiente laboral. Durante sua gestão, importantes iniciativas foram implementadas, como o Sesst – Serviço de Saúde do Trabalhador, a criação da junta médica municipal e a instituição da CIPA em conformidade com a Norma Regulamentadora nº 05, todas voltadas para prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, bem como para aprimorar as condições laborais dos servidores municipais. Destaca-se ainda o projeto “Cuidando de Quem Cuida”, que oferece atendimento médico, odontológico, nutricional e fisioterapêutico a todos os servidores.

Sofia de Araújo, coordenadora do Serviço de Saúde do Trabalhador, ressaltou a importância dessa função pioneiramente implantada no município de Sumé pela gestão do prefeito Éden Duarte. Ela reconheceu o apoio do gestor municipal e da secretária Tanniery Lêla para o sucesso das iniciativas. Agradeceu também aos presentes, parceiros e colegas de trabalho pelo empenho na realização do evento.

Durante toda a semana, secretarias e órgãos públicos municipais promoveram atividades em celebração ao “Abril Verde”, sensibilizando os servidores sobre a importância da segurança e saúde no trabalho. As ações incluíram distribuição do laço verde símbolo da campanha, feira de saúde com diversos serviços essenciais, palestras abordando temas como saúde mental e segurança no trabalho, assédio moral, além de momentos de relaxamento e bem-estar.

Além do prefeito, estiveram presentes no evento os secretários Bonilson Timóteo (Educação), Edson Cavalcante (Assistência Social), Heleno Júnior (Chefe de Gabinete), a secretária adjunta da Saúde Meyre Ruth, representando a secretária de Saúde Tanniery Lêla, o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Lêla, a presidente da CIPA Edileide Batista, o técnico de Segurança de Trabalho Rafael Silva e o chefe do setor de Segurança do Trabalho Pablo Amorim. Servidores municipais, ACS, coordenadores das secretarias do município e representantes das cidades vizinhas de Camalau, Caraúbas e Congo também participaram do encontro.

Durante a solenidade, o músico saxofonista Gustavo Batista executou o hino nacional e o hino do município de Sumé, seguido pela apresentação do cordel “Abril Verde: Adoecimento também é acidente de trabalho”, por Anne Karollynne, enfermeira e poetisa. Os participantes também desfrutaram de um café da manhã e participaram do sorteio de brindes.

O mês de abril é reconhecido mundialmente como um período de reflexão sobre segurança e saúde no trabalho. No Brasil, foi estabelecido como o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Empresas, sindicatos e organizações têm se unido para conscientizar sobre a importância de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Dúvidas e Informações:

(83) 99982-1811 (Vigilâncias em Saúde/Sala do Trabalhador)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

Ascom

29/04/2024