domingo 19 maio 2024

SEMAS desenvolve ações dentro do “Maio Laranja”

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CRAS), realizará neste mês de maio, diversas atividades relacionadas ao Combate do Abuso e da Exploração Sexual em Crianças e Adolescentes.

De 8 até 22 de maio as equipes do CRAS, do Programa Saúde na Escola (PSE), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar, estarão visitando as escolas municipais, estadual, os serviços socioassistenciais e as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) com abordagem sobre:

• A prevenção da violência física, psicológica e sexual
  • Riscos de acidentes
  • Diálogos
  • Tolerância da Diversidade e
  • Combate ao Bullying

No dia 24 de maio, o resultado das ações e dos trabalhos propostas aos alunos das escolas, será apresentado no Centro de Formação dos Professores, no bairro da Várzea Redonda, a partir das 8h.

O dia 18 de maio é o dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil e o “Maio Laranja” é uma inciativa que visa dar visibilidade a este assunto, isso porque, a cada hora, 3 crianças são abusadas no Brasil e cerca de 51% delas tem entre 1 a 5 anos de idade.

Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

“Precisamos discutir, provocar conversas sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes, porque aqui, em nossa cidade, também existem casos. Não adianta fugir ou ter vergonha de falar sobre o assunto. Precisamos encarar de frente. São as nossas crianças, o nosso futuro”, disse Edson Cavalcanti, secretário de Assistência Social de Sumé.

A coordenação parte da Secretaria de Assistência Social, porém a ação é conjunta e envolve todas as secretarias municipais, além do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

06/05/2024