Search
domingo 23 junho 2024
  • :
  • :

Vai começar a Campanha de Vacinação contra Poliomielite/Paralisia Infantil

A partir de segunda-feira, dia 27 de maio, a Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria de Saúde, dará início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

O objetivo é imunizar todo o público menor de 5 anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias, com aplicações que serão feitas de acordo com a avaliação do cartão de vacinação. É fundamental que pais, mães ou responsáveis levem a caderneta das crianças, além do cartão do SUS ou o CPF.

As doses serão aplicadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h as 17 e, nas sextas-feiras, das 7h às 13h, em todas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) da cidade e no distrito de Pio X. A campanha vai até o dia 14 de junho.

O esquema vacinal para menores de 1 ano prevê três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos que estiverem com esse esquema vacinal (injetável) completo, deverão receber a dose oral (gotinhas) da vacina.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infecciosa viral, transmitida de uma pessoa para outra. A propagação ocorre, principalmente, por via fecal-oral. Uma das medidas mais importantes para prevenção é a vacinação de mais de 95% da população infantil.

No Brasil tem sido observada queda progressiva na cobertura vacinal da poliomielite nos últimos anos, sendo o país, considerado recentemente pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), como de alto risco para volta da doença.

O dia D desta campanha será em 8 de junho, porém a Secretaria de Saúde ainda está definindo os detalhes.

Dúvidas e/ou informações:

(83) 9 9982-1811 (Setor de Imunização)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

Ascom

23/05/2024