Search
domingo 23 junho 2024
  • :
  • :

Sumé realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef para avaliação de conquistas e desafios

Nesta quinta-feira, 6 de junho, a Prefeitura Municipal de Sumé realizou, por meio das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, o II Fórum Comunitário do Selo Unicef, com o tema “Avaliando Conquistas e Identificando Desafios”.

O evento reuniu autoridades e membros da comunidade para apresentar as ações do ciclo 2021-2024 e discutir os desafios enfrentados, destacando a importância do engajamento comunitário e das autoridades na promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

Durante o fórum, os eixos temáticos foram defendidos por mobilizadores das áreas de educação, saúde e assistência social, que expuseram indicadores importantes alinhados às ações do Selo Unicef no município. Essa abordagem proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre as políticas públicas implementadas.

Além disso, o evento contou com apresentações culturais de alunos das escolas municipais, Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves, Pe. Paulo Roberto de Oliveira, José Bonifácio (Pio X), Zélia Braz, Maria Leite Rafael e usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

No evento, o prefeito Éden Duarte reafirmou seu apoio às iniciativas voltadas para esse público, inclusive, aproveitou a oportunidade para assinar um contrato de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) para a realização de cursos de Operador de Computador, Desenvolvimento de Sistema Web e Design Gráfico. Éden também destacou a “Campanha de Destinação”, que incentiva os contribuintes a doarem parte do seu Imposto de Renda (IR) ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sumé. O valor arrecadado já possibilitou a compra de instrumentos para a formação da Fanfarra da Assistência Social, composta por jovens e crianças usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Estiveram presentes o secretário municipal de Assistência Social, Édson Cavalcante, a secretária de Saúde, Tanniery Lêla, o articulador do Selo Unicef, Sérgio Cordeiro, a presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Francismere Passos, as conselheiras tutelares Adriana Vilar e Verônica Barros, a coordenadora do programa Busca Ativa Escolar, Lúcia Simões, diretores escolares, coordenadores, professores, servidores públicos municipais e o supervisor do Curso Técnico em Serviços Públicos da ECIT José Gonçalves de Queiróz, o professor Tarlan Alexandre.

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) que busca estimular e reconhecer avanços na promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes nos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. A adesão ao Selo é voluntária e envolve a implementação de políticas públicas alinhadas com a Convenção sobre os Direitos da Criança e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Comprometida com a promoção dos direitos da infância e adolescência, Sumé aderiu ao Selo Unicef e destacou-se pelas ações realizadas.

Dúvidas e Informações:

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

Ascom

06/06/2024