Search
domingo 23 junho 2024
  • :
  • :

Sumé sedia capacitação sobre nova plataforma do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência

O município de Sumé sediou uma das etapas de capacitações de forma descentralizada voltadas para os conselheiros e conselheiras tutelares da Paraíba, sobre o novo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (Sipia).

Na oportunidade, o município recebeu na sala de informática da Secretaria de Assistência Social, representantes de 18 municípios que fazem parte do Consorcio Intermunicipal de Saúde do Cariri.

A nova plataforma aprimora a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes. As atividades aconteceram durante todo o mês de maio, numa ação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), por meio da Coordenação Técnica Estadual do Sipia CT/PB, em parceria com o Ministério Público da Paraíba.

A formação teve como objetivo apresentar o novo SIPIA – CT para o uso eficiente desta ferramenta que será lançada oficialmente dia 10 de julho, em Brasília, pela Coordenação Nacional do Sistema.

Segundo o coordenador técnico estadual do Sipia CT, Fabrício Souto, o novo SIPIA representa um avanço significativo em termos de tecnologia e funcionalidade. “O Sipia é uma plataforma moderna e intuitiva que facilita o uso em computadores e dispositivos móveis, permitindo que os conselheiros tutelares acessem e atualizem informações de qualquer lugar, melhorando a eficiência do trabalho. As capacitações destacaram a importância de se familiarizar com o sistema, que oferece um registro mais ágil e preciso dos casos, aumentando a qualidade e rapidez das ações de proteção, estamos dando um grande passo para aprimorar a proteção dos direitos das crianças e adolescentes na Paraíba”, informou Fabrício.

O Sipia (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência) é um sistema de registro e tratamento de informações, com abrangência nacional, sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais preconizados no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Seu processo de implantação na Paraíba foi iniciado em 2021.

Já foram capacitados mais de dois mil agentes do Sistema de Garantia de Direitos, dentre eles conselheiros tutelares, conselheiros de defesa de direitos, técnicos dos serviços municipais e do Sistema de Justiça.

Dúvidas e Informações:

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

0800 083 1403 (Ouvidoria)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

Ascom

03/06/2024