A Prefeitura de Sumé concluiu os repasses dos projetos aprovados dentro da Lei Aldir Blanc de incentivo a cultura. A partir de agora, os artistas sumeenses contemplados, poderão executar os seus projetos dentro das várias áreas culturais e artísticas abordadas.
Nesse sentido, nos próximos dias 6 e 7 de dezembro, das 19h às 21h, acontecerá no NEXT (Núcleo de Extensão) da UFCG/CDSA, campus Sumé, a “I Exposição São Thomé” do composta por fotografias e xilogravuras dos artistas Igor e Ivandro Queiroz.
O objetivo é despertar a atenção do público, principalmente da terceira idade, para as artes visuais, especialmente a fotografia e a xilogravura. As fotos e as imagens da exposição versam sobre pessoas, lugares ou detalhes da cidade de Sumé.
“Escolhemos como público alvo principal a terceira idade porque percebemos que esse grupo da população muitas vezes fica deslocado dos eventos ou excluído das festas e eventos públicos. É preciso pensar também eventos para a terceira idade. No entanto, a exposição é para todos os públicos e pessoas de qualquer idade podem acessar ao espaço gratuitamente”, disse Ivandro.
As 26 fotos autorais foram feitas por Ivandro Queiroz no ano de 2024, sobre pessoas e lugares da cidade, em preto e branco ou coloridas.
As xilogravuras impressas, as matrizes em madeira, os instrumentais de corte na madeira são de Ígor Queiroz. Os dois são irmãos.
“Desde o período da pandemia venho usando a técnica da xilogravura para mostrar as pessoas e a cultura de nossa região”, disse Igor.
Os irmãos pretendem levar a exposição para outros espaços, de Sumé e de outras cidades, considerando o objetivo da arte, que é comunicar, interagir com as pessoas e resgatar o que há de melhor na nossa cultura popular e nordestina.
Dúvidas e Informações:
(83) 9 9300 8771 (Gapre)
(83) 9 9300 8771 – Ramal 1 (Ouvidoria)
Ascom
04/12/2024