Neste domingo (05), Sumé foi palco de um prestigioso evento cultural no qual recebeu como convidados o cantor e compositor, Renato Teixeira e o poeta Jessier Quirino, dois grandes ícones da cultura nacional. O evento faz parte do Edital para Agentes Culturais, da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, que marcou a exposição do acervo de Zé Marcolino, um dos projetos selecionados pelo Edital, por meio do agente cultural, Jurandy Ferreira de Oliveira (Danda), na categoria Subsídio para Criação e Manutenção de Espaços, Ambientes e Iniciativas Artístico-culturais.
A exposição do acervo aconteceu na Rua Severino Jorge, no bairro do Alto do Jorge, e a sua exposição coincidiu com a expedição liderada pelo cantor Renato Teixeira pelo Cariri paraibano, que tem como objetivo mergulhar na história de dois ícones da cultura nordestina como o repentista Pinto do Monteiro e o compositor Zé Marcolino.
Fizeram parte da comitiva Jessier Quirino, Flávio José, Paulo Wanderley, Marizete, Walter Marcolino, Sérgio Petrônio, Edcarlos Ferreira, Nanido Cavalcante, Jaqueline Cavalcante e Marizete, que após visita ao município de Monteiro, seguiram para Sumé, onde compareceram para a inauguração do museu que conta a vida e a obra do cantor e compositor sumeense Zé Marcolino. A recepção aos convidados também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e as presenças do secretário Ivandro Queiroz e sua equipe.
“Generosidade, talento, beleza e significação. Aqui se homenageia um grande artista brasileiro”, declarou o cantor Renato Teixeira, que colocou Sumé em sua expedição para conhecer de perto a vida e a obra do artista sumeense.
Ivandro Queiroz ressaltou a importância do evento. “Nós vimos aqui a importância da preservação desse acervo e a preservação da história e da cultura de Sumé, através do nome de Zé Marcolino. Precisamos ter espaços culturais que sejam abertos para que a população possa participar e precisamos conhecer cada vez mais as pessoas que fizeram história, escreveram histórias sobre a nossa cidade”, disse o secretário.
Ascom PMS
06/01/2025