Durante quatro dias de intensos trabalhos, a Secretaria de Educação de Sumé promoveu a Jornada Pedagógica do ano letivo 2025. O evento ocorreu nos dias 30 e 31 de janeiro e 5 e 6 de fevereiro, com gestores, professores e demais profissionais da rede municipal de ensino.
A culminância das atividades se encerra nesta quinta-feira (6) com o planejamento pedagógico nas respectivas unidades de ensino e o ponto alto dos trabalhos se deu na quarta-feira (5), no Centro de Formação de Professores, onde reuniu 240 profissionais da rede municipal de ensino para as palestras “A magia do fazer acontecer”, do palestrante João Batista de Moura, e “O que fazem as Escolas e as Redes de ensino eficazes?”, da pedagoga e professora Verônica Ribeiro Teixeira.
João Batista possui ampla experiência na área educacional e de comunicação, é pedagogo, MBA em Marketing e Gestão de Pessoas, especialista em promover dinâmicas que fortalecem vínculos entre indivíduos e grupos, promoveu um momento de motivação e de reflexão para os profissionais que vão iniciar o ano letivo.
Entre os temas abordados por ele estão psicologia comportamental e educação transformadora e de qualidade na promoção do desenvolvimento dos estudantes para a vida pessoal e profissional. “Essa tarde foi pródiga, eu saio daqui encantado e disposto a voltar. Educação é partilha. Eu vi na tarde de hoje que há muita coisa boa para acontecer. Quando se acredita, quando se valoriza e quando se investe em educação, só tem coisas boas que acontecem: sucesso, progresso, conquistas. Há muita semente boa que vai ser irrigada e que vai gerar uma educação excepcional em Sumé”, declarou o professor João Batista ao final de sua dinâmica.
A palestra da professora Verônica Ribeiro tratou sobre as Redes de Ensino Eficazes e sobre o poder do trabalho coletivo na formação dos estudantes, com foco principal na aprendizagem deles. “Redes de ensino eficazes são aquelas que garantem a aprendizagem dos seus alunos. É preciso que os alunos realmente aprendam, se eles não aprendem a escola não é eficaz, ele é o pilar da educação. Esse é um novo momento para Sumé, é um novo momento para começar a fazer melhor ainda”, disse Verônica, que possui ampla experiência na área da Educação do município de Monteiro, onde já foi diretora, supervisora, formadora e atualmente está como coordenadora da rede e articuladora do Programa Educar Pra Valer.
A secretária da Educação do município de Sumé, Denise Batista, comemorou a participação ativa dos profissionais da Educação na Jornada Pedagógica e aproveitou o momento para apresentar os resultados da rede municipal de Sumé na Avaliação de Fluência Leitora, no Programa Alfabetiza Mais Paraíba.
Os indicadores apontam que o município de Sumé está em 9° lugar na avaliação em relação a todos os municípios que participam do Programa, sendo considerado um bom resultado pela secretária Denise. “Eu vejo que a gente precisa caminhar juntos e podemos estar entre os primeiros, nós vamos mostrar que temos potencial para ir além, quero trabalhar de mãos dadas com os profissionais”, enfatizou Denise Batista. Na ocasião, 10 professores da rede receberam da Secretaria, uma homenagem de reconhecimento por mérito dos índices alcançados na prova SIAV em 2024.
A secretária de Saúde do município, Ednalva Libânio (Fia), esteve representando o prefeito Manezinho Lourenço, que estava cumprindo agenda em João Pessoa, levou a mensagem aos profissionais de que a gestão está disposta a unir forças e a trabalhar, reforçando o compromisso com a qualidade de ensino.
As aulas da rede municipal de Sumé tem início nesta sexta-feira, 7.
Ascom PMS
06/02/2025