Na quarta-feira (12) a Secretaria de Assistência Social deu início às atividades com os grupos do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), por meio do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), realizando a entrega de enxovais para as gestantes que atendem aos critérios da Lei Municipal de Concessão de Benefício Eventual (Lei n° 1.279/2018).
As reuniões para as gestantes acontecem mensalmente e além da entrega do auxílio natalidade, também são desenvolvidas ações educativas em parceria com as Secretarias de Saúde e demais grupos da rede de cuidados com a primeira infância, visando fortalecer a adesão das mulheres ao pré-natal. Neste encontro, o tema trabalhado com as futuras mães foi sobre a importância da amamentação, que é primordial para o desenvolvimento infantil.
As gestantes que desejam receber o kit maternidade precisam preencher o requerimento do Benefício Eventual no Cras, a partir do quinto mês de gestação, atender os critérios previstos na Lei, ser de baixa renda, estarem inscritas no CAD Único e estar com a caderneta do pré-natal atualizada. O kit contém uma série de itens para auxiliar nos cuidados com os recém-nascidos.
Para fazer a solicitação também é necessário levar os seguintes documentos com cópias: RG – CPF – Título de Eleitor – Comprovante de Residência Atual – Folha Resumo do Cadastro Único – Caderneta da Gestante (somente para Auxílio Natalidade – Certidão de Óbito (somente para auxílio por morte).
Lei n° 1.279—Regula-os-Benefícios-Eventuais
Ascom Prefeitura de Sumé
13/02/2025