sexta-feira 26 abril 2024

Sumé participa do Censo estadual de Pessoa com Deficiência

Com o objetivo de conhecer melhor a realidade e o universo que envolve esse público e assim subsidiar a implantação de políticas públicas nas diversas esferas, o Governo do Estado da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – FUNAD, iniciou um censo estadual da pessoa com deficiência.

Esse levantamento envolve todos os municípios e poderá ser feito na página do Governo da Paraíba (www.paraiba.pb.gov.br). Aqui em Sumé, os interessados podem procurar o CRAS, na sede da Secretaria de Assistência Social no bairro da Várzea Redonda, de segunda a sexta-feira, das 8h as 14h.

As informações fornecidas ao censo, estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de DadosPessoais (nº 13.709/2018) que compromete as instituições em proteger e processar com responsabilidade as informações pessoais de cada cidadão.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência. Na maioria das vezes, esses problemas são tratados pelo restante da população como um motivo para a discriminação, o que dificulta uma vida de qualidade e digna para as pessoas com algum tipo de deficiência.

Por isso que, em 1992, a ONU instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que passou a ser comemorado todo dia 03 de dezembro.

O objetivo principal é conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta. É importante, no entanto, que todos tenham em mente que as pessoas com deficiência não são menos capacitadas e, assim como todas as outras, possuem direitos e deveres assegurados.

(83) 3353-2131 – 9 9820 0099 (Secretaria de Assistência Social)

03/12/2021