segunda-feira 18 março 2024

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Coordenadora Responsável: Juliana Feitosa da Silva.

Sala de Funcionamento: Secretaria Municipal da Educação.

Telefone: (83) 3353-2110.

O Programa Saúde na Escola (PSE) visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Em Sumé, o Programa foi implantado em 2011, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde e Educação, com o objetivo de levar à classe estudantil acompanhamento em saúde durante todo o ano, fazendo parte do componente curricular das escolas com trabalhos desenvolvidos de promoção de segurança alimentar, promoção de alimentação saudável.

O PSE atua em conjunto com seis equipes da atenção básica, entre médicos, enfermeiros, dentistas, ACS (Agente Comunitário de Saúde), nutricionista, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), além da parceria com a Secretária Municipal de Educação com professores, diretores e comunidade escolar.