quinta-feira 25 abril 2024

Prefeitura de Sumé implanta a Produção Agroecológica Integrada e Sustentável na escola José Bonifácio no distrito de Pio X

A Prefeitura de Sumé, através da Secretaria de Educação implantou na escola José Bonifácio no distrito de Pio X, o programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), um viveiro de mudas e uma composteira.

O PAIS é uma tecnologia social implantada em parceria com o SEBRAE, que promove inclusão social e geração de renda por meio do cultivo orgânico de diversas hortaliças em canteiros circulares, integrado com a criação de galinhas.

Já o viveiro de mudas é usado para o cultivo protegido de mudas de frutíferas, hortaliças, plantas nativas e ornamentais.

Por sua vez, a composteira é composta por dois tanques de compostagem com um espaço de mistura do composto.

Além desses recém implantados, a escola de campo de Pio X já outros projetos, a exemplo do:

Meliponário, que é composto por 10 colmeias de abelhas nativas sem ferrão (Jandaíra);

Da Farmácia viva, uma horta destinada para produção de ervas medicinais;

Do Canteiro econômico, uma tecnologia social destinada para a produção de alimentos, utilizando em uma pequena área e com uso mínimo de água;

Da Horta pedagógica, que são canteiros na área interna da escola para a produção de hortaliças.

E o uso, por cessão, de parte da área da escola, para produção das próprias famílias dos associados.

Recentemente, o secretário Bonílson Timóteo (Educação), esteve supervisionando os projetos, acompanhado pelo gestor escolar, Isaias Pereira, do agroecólogo, Daniel Vilar, do presidente da associação local, Anildo Anízio, da engenheira Teresa Cristina, do professor Thiago Brito, do técnico agrônomo Augusto Jorge, além de servidores da escola, e reafirmou que todos os projetos estão sendo desenvolvidos na perspectiva de melhorar a aprendizagem dos alunos de forma contextualizada mostrando a possibilidade da produção integrada e agroecológica em uma pequena área.

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Seduc)

16/03/2022