quinta-feira 16 maio 2024

Sumé avança na regularização da agricultura familiar com inovações no SIM e Consórcio Agro

Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 27, o prefeito Éden Duarte reafirmou seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e a facilitação da comercialização dos produtos das agroindústrias locais ao lançar o Decreto Municipal nº 1.578.

O documento estabelece o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e visa também o reconhecimento pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI).

Essa ação representa a consolidação de um projeto visionário, dedicado a beneficiar pequenas agroindústrias e produtores da agricultura familiar. Além disso, em breve, será lançado o Consórcio Agro, uma extensão do CISCO. A iniciativa representa um avanço significativo para o desenvolvimento das pequenas agroindústrias do Cariri, promovendo emprego e renda nos municípios consorciados.

Sob a liderança do presidente do CISCO, Éden Duarte, o Consórcio Agro busca proporcionar aos pequenos produtores rurais a comercialização legal de seus produtos em toda a região consorciada. Com o apoio do CISCO, Sebrae e prefeituras envolvidas, este projeto pioneiro visa migrar para o SISBI, permitindo a comercialização nacional dos produtos das agroindústrias locais.

O prefeito Éden Duarte destacou que a construção do Serviço de Inspeção Municipal é resultado de esforços conjuntos, diálogos com a sociedade, e parcerias estratégicas. Ele ressaltou a abrangência do projeto, indo além dos limites de Sumé, e agradeceu o apoio da Câmara de Vereadores.

Para viabilizar o projeto, o prefeito buscou parcerias com instituições como Cisco, Sebrae, Cooperar e Empreender Paraíba, visando linhas de crédito a custo baixo para apoio, ampliação e melhoria dos negócios. Além disso, mencionou a importância de ações educativas, de apoio e orientação, incluindo cursos de manuseio de alimentos promovidos pelo Sebrae.

O representante do Sebrae Paraíba, João de Deus Leôncio, enfatizou a relevância do projeto para o desenvolvimento do homem do campo, do pequeno empreendedor e do empresário. Ele ressaltou que a implantação da Inspeção Municipal é fundamental para valorizar o empreendimento no século 21, contribuindo para a realização de sonhos de famílias dedicadas ao sustento diário.

No evento, realizado no auditório da Secretaria de Saúde, estiveram presentes o vice-prefeito, Manezinho Loureço, os secretários municipais de Obras e Serviços Urbanos, respondendo também pela Agricultura, Gian Braz, Tanniery Lêla (Saúde), Bonilson Timóteo (Educação), Ednalva Libânio (Assistência Social), o chefe de Gabinete Heleno Júnior, os vereadores Daniel Lêla e Antônio Carlos Sarmento, Hosana Torres, coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) municipal, a equipe da Vigilância Sanitária, representantes do Orçamento Democrático Municipal (ODM) e presidentes de Associações, dentre elas, da feira Agroecológica do Município, Jurema e de Pescadores.

(83) 3353 2274 (Gabinete do Prefeito)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

27/11/2023