terça-feira 30 abril 2024

Programa “Saúde Bucal” oferece tratamento odontológico gratuito e próteses dentárias para a população do Pio X e regiões vizinhas

A Secretaria de Saúde de Sumé, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), vem desenvolvendo ações do programa “Saúde Bucal” para a comunidade do Pio X e regiões vizinhas. O programa, iniciado em agosto de 2018, oferece tratamento odontológico gratuito, incluindo próteses dentárias, para a população local de forma pioneira.

De acordo com Oristacio de Sousa, cirurgião-dentista responsável pelos trabalhos na unidade do Distrito de Pio X, em média, cerca de 100 próteses são oferecidas aos usuários do programa todos os meses. Estima-se que até outubro deste ano, toda a área seja atendida com essa ação.

Ao fim desse projeto, a intenção é estudar a viabilidade de estendê-lo a outras comunidades rurais do município, como o Sítio Riacho da Roça. A ideia de trazer o programa para o Pio X surgiu da demanda dos pacientes da unidade em relação à saúde bucal.

Segundo o dr. Oristacio, esse procedimento já é prática no CEO de Sumé. Com o diagnóstico de saúde bucal realizado em qualquer um dos PSFs, é feito o encaminhamento para o atendimento protético no CEO.

Essa iniciativa faz parte do compromisso da Prefeitura de Sumé em promover a saúde bucal de sua população e garantir o acesso gratuito a serviços odontológicos de qualidade. A Prefeitura reafirma seu compromisso em investir em políticas públicas que visem à melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos.

Ascom/PMS

Josenildo Paulino de Sousa