terça-feira 7 maio 2024

Sumé recebe a I Conferência de Cultura do Cariri Paraibano: fortalecendo vínculos culturais regionais

A cidade de Sumé foi escolhida para sediar a I Conferência Intermunicipal de Cultura do Cariri Paraibano (CIC), nesta quinta-feira, 26.

O evento, que teve como palco o Centro de Formação de Professores, contou com a participação de gestores e agentes culturais da região, destacando a importância da descentralização das ações culturais pelo Estado da Paraíba.

O secretário Estadual de Cultura, Pedro Santos, ressaltou a mudança de paradigma que essa iniciativa representa para todos os produtores de arte e cultura, que são os municípios paraibanos.

Anteriormente, segundo ele, cerca de 70% dos recursos, destinados a essa área, eram direcionados para municípios maiores, como João Pessoa. No entanto, a atual fase de financiamento do setor cultural no país cria uma oportunidade para capacitar gestores locais a promoverem a diversidade artística em cada município e a acessar recursos para financiar projetos culturais locais.

O prefeito de Sumé, Éden Duarte, que tem mantido um firme apoio à cultura ao longo dos seus dois mandatos, ressaltou a parceria estratégica com o governador João Azevêdo. Embora com outros compromissos, o prefeito fez questão de passar brevemente no evento, sendo representado na maior parte do tempo pelo secretário de Cultura, Branco Xiliu, e pela dedicada equipe da Secretaria de Cultura, composta por Júnior Barros, Catarina Aragão e Alana Nicácia.

A conferência contou com a participação da representante do Ministério da Cultura no Estado da Paraíba, Rejane Nóbrega e o presidente do Fórum Regional de Turismo e Cultura do Cariri Paraibano, Eduardo Belo. Também marcaram presença o vice-prefeito de Sumé, Manezinho Lourenço, o secretário de educação, Bonilson Timóteo e o vereador Leônidas Albino (Bomba), além do prefeito de Caraúbas e vice-presidente da Amcap, Silvano Dudu, da prefeita do Congo, Flávia Quirino, além de gestores e agentes culturais dos outros 13 municípios do Cariri Paraibano, convidados para o evento.

Além das discussões, o evento contou com apresentações culturais do grupo de Pífanos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria de Assistência Social de Sumé e de grupos culturais dos municípios participantes.

A conferência representou um marco para a cultura paraibana, buscando unir e fortalecer o Cariri, assegurando seu merecido espaço na região, no estado e no país.

(83) 9 9962 1056 (Secult)

ouvidoria@sume.pb.gov.br

27/10/2023