terça-feira 30 abril 2024

Secretaria de Educação de Sumé realiza capacitação sobre “Práticas de Primeiros Socorros nas Escolas”.

A Secretaria de Educação de Sumé – SEDUC – realizou esta semana uma capacitação, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, através do Corpo de Bombeiros de Sumé, direcionada a todos os profissionais em educação do município sobre o tema “Práticas de Primeiros Socorros nas Escolas”.

O prefeito Éden e o secretário Bonílson Timóteo (Educação) acataram a indicação nº 02/2021 do vereador Antônio Carlos Sarmento, presidente do Legislativo, que torna “obrigatória” a orientação em noções básicas de primeiros socorros para professores e funcionários de estabelecimentos de ensino público e privado da educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil no município.

A justificativa é que no ambiente escolar, diferentes tipos de acidentes acometem crianças e adolescentes causando invalidez e até morte.

O evento aconteceu na quadra da Escola Zélia Braz no bairro da Várzea Redonda e, segundo Messias Alexandre, coordenador pedagógico, o tema e os ensinamentos serão replicados nas salas de aula.

Para Poliana, esse tipo de conhecimento faz toda diferença, principalmente na escola que ela dirige, “somos uma escola em regime integral onde as crianças estudam em sala de aula, mas também praticam esportes, se alimentam e passam grande parte do dia conosco e, de fato, pequenos acidentes as vezes acontecem. Precisamos estar melhor preparados”, disse a diretora da Escola Padre Paulo Roberto de Oliveira do Bairro Frei Damião.

A professora Lutércia da Escola Gonçala Rodrigues de Freitas, no Conjunto Habitacional Sebastião Vitorino, salienta que, embora os professores, cuidadores e demais servidores estejam sempre atentos, “num piscar de olhos as coisas acontecem”. Acrescentou que esses conhecimentos de primeiros socorros servem não somente para a sala de aula, mas também para o lar de cada um.

A capacitação foi orientada pelo sargento Janiel Célio do grupamento de Campina Grande e pelo capitão Germano do Corpo de Bombeiros de Sumé. Eles alertaram que os principais acidentes são: engasgo e convulsões e que a ação rápida e eficiente faz toda diferença. Além disso, parabenizaram a gestão pela iniciativa e pro atividade.

O prefeito Éden ratifica seu compromisso com a educação não somente com os investimentos físicos como construção, reforma e ampliação de escolas, a compra de equipamentos, mas também e sobretudo, com as capacitações e treinamento dos servidores.

Ainda sobre os investimentos na educação de Sumé, no próximo dia 16 de setembro, Éden e Bonílson estarão entregando o Centro de Formação dos Professores, anexo a Escola Zélia Braz.

(83) 9 9413 0080 – 9 9982 2310 (Secretaria de Educação)

25/08/2022